Polícia Civil colhe depoimentos de envolvidos em rebelião no Acre
Os envolvidos na tentativa de fuga que deu início à rebelião no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, no Acre, são ouvidos na própria penitenciária.
Nesse fim de semana, 12 homens e 3 mulheres foram retirados da região roraimense do rio Palimiú. A embarcação estava carregada com 50 sacos de um minério conhecido como cassiterita, coletados ilegalmente
De acordo com o Comando Militar da Amazônia, a Operação Ágata Fronteira Norte já realizou, desde o início do ano, mais de 100 desintrusões de garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami, situada em Roraima.
A desintrusão é a retirada de quem não é originário de área legalmente demarcada como indígena.
Nesse fim de semana, 12 homens e 3 mulheres foram retirados da região roraimense do rio Palimiú. Nove deles se entregaram voluntariamente no último sábado, por intermediação de dois advogados, na sede do Posto de Controle e Interdição Fluvial localizado no rio Palimiú. As outras 6 pessoas foram detidas, na madrugada desse domingo, ao tentar furar o bloqueio neste mesmo Posto de Controle.
A embarcação estava carregada com 50 sacos de um minério conhecido como cassiterita, coletados ilegalmente. Todos os 15 detidos foram transportados para Boa Vista, em Roraima; e conduzidos até a sede da Superintendência da Polícia Federal.
Segundo o Comando Militar da Amazônia, somente nos últimos 18 dias, foram 80 detidos e uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na região Yanomami.
A Operação Ágata Fronteira Norte foi criada a partir do Decreto do Governo Federal de janeiro de 2023, como uma das medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami.
A Operação é uma ação conjunta das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, além de agentes do Ibama e Funai.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Samia Mendes / Alessandra Esteves - 31/07/2023 15:15:30. Última edição: 31/07/2023 15:15:30
Tags: Comando Militar Da Amazônia Operação Ágata Desintrusão Terra Indígena Yanomami
Os envolvidos na tentativa de fuga que deu início à rebelião no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, no Acre, são ouvidos na própria penitenciária.
Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência lançados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de junho.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.