Segurança

Especialista destaca importância de uma cultura de paz nas escolas

Segundo a professora Ângela Maria Cristina Uchoa, quando se fala em violência na escola, é preciso lembrar que ela faz parte de uma cultura muito mais ampla; a cultura da nossa sociedade de uma maneira geral.

Quando se fala em violência na escola, é preciso lembrar que ela faz parte de uma cultura muito mais ampla; a cultura da nossa sociedade de uma maneira geral. 

A afirmação é da professora e doutora Ângela Maria Cristina Uchoa do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, a UnB. Ela acredita que uma parte da solução depende do envolvimento das estruturas da segurança pública. E que os discursos de ódio e de violência nas redes sociais precisam ser combatidos com regulação e monitoramento, mas existem iniciativas que são da própria comunidade escolar.

A professora Ângela destaca que o trabalho da comunidade escolar exige diferentes medidas e precisa ser integrado.

E ainda tem o papel da sociedade de desenvolver principios que acabem com o ódio, como cuidar das relação interpessoais, desenvolvendo a cordialidade, empatia, paciência, honestidade e acolhimento.

A doutora ângela Branco também defende uma política pública que coloque psicólogos, bem formados, em cada escola para ajudar na construção da cultura de paz.  

E a gente lembra que o governo federal criou um canal direto para receber informações sobre possíveis ameaças e ataques contra escolas. Basta entrar no site mj.gov.br/escolasegura.

Os dados de quem faz a denúcia ficam em sigilo.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 13/04/2023 20:00:20. Última edição: 13/04/2023 20:00:20

Tags: Cultura Da Paz Violência Nas Escolas Psicologia

Leia também:

Agentes penitenciários fazem paralisação nesta sexta-feira (14)

A partir das 8h desta sexta-feira (14), policias penais federais, os antigos agentes penitenciários, realizam uma paralisação de 24 horas nos cinco presídios federais de segurança máxima.

Operação Escola Segura já resultou em centenas de prisões e apreensões

A ação, iniciada na última semana, é para evitar novos ataques em escolas, em uma parceria do governo federal com os estados. Dino adiantou, ainda, que o Ministério da Justiça fará um balanço da operação nesta sexta-feira.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi