Segurança

Fontes de césio furtadas em Minas são localizadas em São Paulo

Duas fontes de césio-137, que estavam desaparecidas, foram encontradas em uma empresa de sucatas de São Paulo, nesta segunda-feira (10).

Duas fontes de césio-137, que estavam desaparecidas, foram encontradas em uma empresa de sucatas de São Paulo, nesta segunda-feira (10).

As fontes encapsuladas com aço inoxidável e blindadas eram parte de dois equipamentos medidores de polpa e foram furtadas em 29 de junho, na mineradora AMG-Brasil, na cidade de Nazareno, em Minas Gerais.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear, a CNEM, enviou técnicos à empresa de sucata e as fontes de césio-137 serão levadas Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, em São Paulo, onde vão passar por avaliações.

A mineradora AMG-Brasil afirmou, em nota, que tem o compromisso de atuar de maneira responsável perante a comunidade e que os equipamentos serão encaminhados para empresas de acordo com as orientações de segurança do CNEM.

Em Goiânia, no final dos anos 1980, o acidente com o material radioativo de césio-137 provocou a morte de quatro pessoas, segundo dados oficiais. Mais de 112 mil moradores foram monitorados após o acidente.

A Polícia Civil de Minas Gerais continua investigando o caso.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 10/07/2023 20:30:16. Última edição: 10/07/2023 20:30:16

Tags: Césio-137 Fontes Desaparecidas Encontradas

Leia também:

Mais de 50% das mortes de crianças aguardam por conclusão no RJ

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pela Defensoria Pública do estado. O relatório verifica a aplicação da Lei Ágatha, de 2021, que determina prioridade na investigação desses crimes.

Polícia Civil de MG investiga extravio de duas fontes radioativas

A AMG Brasil informou que as duas fontes, seladas, são usadas em equipamentos medidores de densidade de polpa. O desaparecimento, ocorrido no dia 29 de junho, foi informado à Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi