Segurança

Força Nacional irá reforçar combate aos incêndios florestais no Amapá

Ao longo desta semana devem chegar ao estado do Amapá 48 profissionais da segurança pública que integram a Força Nacional. A maioria do efetivo é do estado do Pará.

Ao longo desta semana devem chegar ao estado do Amapá 48 profissionais da segurança pública que integram a Força Nacional.  A maioria do efetivo é do estado do Pará. O reforço atende uma solicitação do governo amapaense por mais recursos humanos e equipamentos no combate aos incêndios florestais e rurais no estado. 

Força Nacional irá reforçar combate aos incêndios florestais no Amapá

Nesse fim de semana, já foram enviados de Brasília para o estado do Amapá picapes de combate a incêndios, que permitem acesso a locais mais difíceis; motobombas; sopradores que empregam contenção especialmente sobre a linha de fogo; e as mochilas que auxiliam a resfriar áreas onde os incêndios já foram combatidos, mas ainda restam pequenos focos para serem controlados.

Esta é a segunda cooperação de reforço no trabalho de combate às queimadas no Amapá prestada pelo Governo Federal neste mês. Nas primeiras semanas de novembro, a operação Cabo Orange, com brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Corpo de Bombeiros do Amapá, com apoio também da Força Aérea Brasileira, vem atuando no combate a focos de incêndio no Parque Nacional do Cabo Orange.

A Unidade de Conservação que está localizada no litoral do Amapá, entre as cidades de Calçoene e Oiapoque, extremo Norte do estado. O trabalho no Parque segue na região até o início de dezembro.

Estes dois reforços estão dando apoio a Operação “Amapá Verde”, iniciada em agosto pelo governo estadual. Ao longo de 100 dias já foram combatidos 719 incêndios florestais pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 600 militares estão atuando de maneira coordenada, em equipes de 55 bombeiros, ficando 15 dias nas bases avançadas nos municípios de Calçoene, Oiapoque, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

As ações do “Amapá Verde” estão previstas para seguir até o dia 21 de dezembro. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 27/11/2023 15:40:20. Última edição: 27/11/2023 15:40:20

Tags: Força Nacional Amapá Incêndios Florestais

Leia também:

Forte esquema de segurança é montado para show de Taylor Swift em SP

Forte esquema de segurança é montado para show de Taylor Swift em SP

O reforço é para evitar incidentes como os que aconteceram na passagem da estrela pop pelo RJ, na semana passada. Lá, uma fã morreu depois de passar mal por causa do forte calor na área do evento. E outro fã foi morto a facadas, durante um assalto, em Copacabana.

RJ tem menor número de casos de crimes contra a vida desde 1991

RJ tem menor número de casos de crimes contra a vida desde 1991

O indicador Letalidade Violenta, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte, reduziu 28% nesta base de comparação, e 5% no acumulado ao ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi