Segurança

Governo anuncia medidas para combater a violência contra as mulheres

Entre as medidas estão a entrega de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha, a licitação de 40 Casas da Mulher Brasileira e a criação de uma cota de 8% nas contratações públicas federais para mulheres vítimas de violência.

Neste mês começam a ser entregues as 270 viaturas que vão reforçar as Patrulhas Maria da Penha. Essa é uma das medidas anunciadas nesta quarta-feira (8) pelo governo federal para combater a violência contra as mulheres. A cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi no Palácio do Planalto.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse que deve assinar no dia 15 o acordo de cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para a liberação dos veículos.

O governo também vai licitar 40 Casas da Mulher Brasileira. As unidades vão ser definidas a partir da adesão de estados e municípios ao programa. Critérios como números de feminicídio e a existência de políticas locais para mulheres serão utilizados. A previsão é que algumas casas estejam prontas já no ano que vem, segundo a ministra.

O presidente Lula reforçou o combate à violência contra as mulheres e destacou números.

O governo vai editar um decreto para regulamentar a cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência em contratações públicas federais.

E 14 de março será transformado no Dia Nacional Marielle Franco, data com foco no enfrentamento à violência política de gênero e de raça.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 08/03/2023 16:25:15. Última edição: 08/03/2023 16:25:15

Tags: Dia Internacional Das Mulheres Patrulha Maria Da Penha Violência

Leia também:

Entregador antifascista "Galo" denuncia tortura sofrida por policiais

Nas redes sociais, ele relatou ter sofrido agressões e ter tido seu braço queimado há mais de duas semanas, por parte de policiais, após ter sido flagrado andando de moto sem capacete.

Sindicalista é ameaçada de morte após denunciar empresa em Joinville

Jane Acácia denunciou condições precárias de trabalho numa terceirizada que presta serviço à prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, em uma obra na unidade de Bem-Estar e Proteção Animal.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi