A intenção é concentrar o atendimento às pessoas no complexo de saúde Prates, qualificando a assistência dada aos usuários de drogas.
A Polícia Militar usou de bombas de efeito moral para dispersar usuários de drogas que bloquearam a esquina da Avenida Duque de Caixas com a Rua Santa Ifigênia, na noite desta quarta-feira (19). De acordo com nota da SSP, a ação dos usuários ocorreu após a prisão de um indivíduo envolvido em tráfico de drogas.
Mas para o psiquiatra Flávio Falcone, que coordena o projeto Teto Trampo e Tratamento para usuários da região, a ação da polícia foi midiática e sem efetividade.
Nesta quarta, o governo do estado e a prefeitura também anunciaram a intenção de mover os usuários para a região do Bom Retiro, na Rua Prates, onde fica o complexo de saúde Prates. A intenção, de acordo com o governador e o prefeito de São Paulo, seria concentrar o atendimento às pessoas nesse centro de saúde, qualificando a assistência dada aos usuários de drogas.
Mas essa mudança já está causando reação nos moradores e comerciantes da região. Em nota, o Conselho de Segurança do Bom Retiro afirmou que repudia a estratégia do governo do estado de transferir a Cracolândia para o bairro. A nota pede que antes de qualquer ação, sejam realizados estudos de impacto à vizinhança, além de uma discussão transparente com os moradores e comerciantes locais. O conselho também afirma que os usuários precisam de tratamento, e não um novo local.
Ernesto Foz, morador da região há mais de 58 anos, falou que as pessoas do bairro não irão aceitar essa mudança.
Um protesto de comerciantes e moradores do Bom Retiro está marcado para às 18h desta quinta (20), e outro protesto também está marcado para às 16h desta sexta-feira (21).
Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 20/07/2023 17:15:11. Última edição: 20/07/2023 17:15:11