Segurança

Governo estende recadastramento de armas até 3 de maio

A medida vale também para os CAC, os Caçadores, Atiradores e Colecionadores. O prazo agora vai até o dia 3 de maio.

O prazo para recadastramento de armas – tanto as de uso permitido quanto às de uso restrito - no Sistema Nacional de Armas foi prorrogado por mais 30 dias. A medida vale também para os CAC, os Caçadores, Atiradores e Colecionadores. O prazo agora vai até o dia 3 de maio.

A prorrogação atende a um pedido de parlamentares. Ontem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve na Câmara falando sobre o assunto. Disse que o número de armas recadastradas já é maior do que o total de armas cadastradas originalmente.

O recadastramento começou em fevereiro e está sendo feito pela Polícia Federal. Até agora, já são 762 mil armas de Cacs registradas o Sigma, o sistema usado pela PF.

Ainda ontem na audiência pública, o ministro foi bem claro ao explicar que esse recadastramento não se trata de confisco de armas, mas sim de um controle sobre o arsenal no país. Esse foi um dos primeiros anúncios feitos pelo presidente após a posse em janeiro como forma de rever o aumento de armas em circulação no país.

Na ocasião, ele editou um decreto suspendendo os registros para aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por CACs e, em fevereiro, determinou o novo registro delas.

Ao final do prazo, uma proposta de novo decreto com regras para compra de armas, obtenção de porte ou  e funcionamento de clubes de tiro será elaborada pelo Ministério da Justiça e apresentada ao presidente Lula.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi - 29/03/2023 11:50:06. Última edição: 29/03/2023 11:50:06

Tags: Armas CACs Recadastramento

Leia também:

Armas cadastradas pela PF superam o total das registradas no Exército

O recadastramento de armas particulares começou em fevereiro e está previsto para encerrar dia 3 de abril. As armas de calibre permitido e restrito que não forem recadastradas estarão sujeitas à apreensão e envio à Polícia Federal para que seja aberta uma investigação.

Autor de facadas em colégio de SP planejava atentado com arma de fogo

O estudante de 13 anos que matou a facadas uma professora e feriu outras quatro pessoas na escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo, planejava um ataque com arma de fogo.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi