Segurança

GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança, como câmeras de segurança e projeto para vidros blindados.

O GSI, Gabinete de Segurança Institucional, completa 85 anos esta semana.

GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança. Na área dos palácios e residências oficiais e dos anexos estão sendo instaladas 708 câmeras de segurança. Algumas com tecnologia de reconhecimento facial.

Para evitar novas invasões está em estudo a instalação de vidros blindados no Planalto. Esse processo conta com a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, já que trata-se de local tombado. O Centro de Controle também deve ser modernizado, assim como as guaritas de acesso.

O GSI tem atualmente mais de mil servidores, quase todos militares que se revezam nos palácios, viagens e deslocamentos do presidente e do vice. Uma mudança significativa que o atual governo já tinha feito na estrutura do GSI foi a transferência da Agência Brasileira de Informações, a Abin, para a Casa Civil.

A medida veio após os ataques do oito de janeiro que puseram o GSI no meio de uma crise entre acusações de falhas e de omissão, o então chefe da pasta época, general Gonçalves Dias, pediu exoneração. Ele chegou a prestar depoimento a CPMI que investigou o caso, mas o relatório final da comissão não pediu seu indiciamento.

O atual ministro chefe do GSI, general Marco Antônio Amaro dos Santos, fala sobre o desafio do órgão após os ataques de janeiro.

A primeira versão do Gabinete de Segurança Institucional foi criada em 1938, chamada de Gabinete Militar. Depois de ser renomeado como Casa Militar em 2015, uma medida provisória recriou o GSI em 2016.

Agência Brasil / Por Antônio Trindade - Repórter TV Brasil - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 27/11/2023 21:40:12. Última edição: 27/11/2023 21:40:12

Tags: GSI 85 Anos Equipamentos Câmeras Vidros Blindados

Leia também:

Força Nacional irá reforçar combate aos incêndios florestais no Amapá

Força Nacional irá reforçar combate aos incêndios florestais no Amapá

Ao longo desta semana devem chegar ao estado do Amapá 48 profissionais da segurança pública que integram a Força Nacional. A maioria do efetivo é do estado do Pará.

Forte esquema de segurança é montado para show de Taylor Swift em SP

Forte esquema de segurança é montado para show de Taylor Swift em SP

O reforço é para evitar incidentes como os que aconteceram na passagem da estrela pop pelo RJ, na semana passada. Lá, uma fã morreu depois de passar mal por causa do forte calor na área do evento. E outro fã foi morto a facadas, durante um assalto, em Copacabana.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi