Carnaval no Rio de Janeiro tem quase 600 presos
Segundo a Polícia Civil do estado, 491 das pessoas foram detidas em flagrante por diversos crimes, como furto, roubo, estelionato, cambismo, injúria racial, lesão corporal e ameaça.
O estado de São Paulo registrou piora nos indicadores de criminalidade no primeiro mês do ano, em comparação a janeiro de 2022. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.
O estado de São Paulo registrou piora nos indicadores de criminalidade no primeiro mês do ano, em comparação a janeiro de 2022. De acordo com estatísticas divulgadas nessa segunda-feira (27) pela Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios dolosos - aqueles com intenção de matar - subiu quase 6%. Casos de estupro também registraram alta em relação ao mesmo período, 15%. Nos crimes contra o patrimônio, os furtos de veículos cresceram 9%, enquanto o roubo de veículos - que acontece quando há violência - aumentou em quase 11%.
Apesar da alta criminalidade, o balanço aponta também crescimento na produtividade policial no período. O secretário de Segurança, Guilherme Derrite, relata um aumento superior a 7% na apreensão de armas de fogo; de 26% de pessoas presas por mandado, e ainda 10% mais pessoas presas e apreendidas em flagrante, no comparativo entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado.
Para o representante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Túlio Kahn, é preciso ser criterioso para medir a eficiência policial.
Em relação ao carnaval, os dados mostram queda de 36% nos roubos de aparelhos celulares. De acordo com o coronel Cássio Araújo de Freitas, Comandante Geral da Polícia Militar, a diminuição no roubo de celulares se deve ao maior policiamento das cidades no período, somado à utilização de drones, medidas que tornaram a festa deste ano a mais segura das últimas edições.
Apesar do aumento de alguns crimes no último mês de janeiro, a Secretaria de Segurança chama a atenção para uma redução, quando se comparam dados atuais com os anteriores à pandemia de covid-19, quando a circulação de pessoas nas ruas não tinha sido afetada pelas medidas de distanciamento social.
Como exemplo, a pasta cita o número de homicídios dolosos, que caiu 4,9% em janeiro de 2023 em relação a janeiro de 2020; e os roubos de veículos, que reduziram 13%, também comparando esses dois períodos.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves - 28/02/2023 16:35:12. Última edição: 28/02/2023 16:35:12
Tags: São Paulo Criminalidade Alta
Segundo a Polícia Civil do estado, 491 das pessoas foram detidas em flagrante por diversos crimes, como furto, roubo, estelionato, cambismo, injúria racial, lesão corporal e ameaça.
Ao todo, 33 pessoas foram baleadas no período: nove morreram e 24 ficaram feridas. Em apenas um caso, uma festa de carnaval em Magé, 20 pessoas ficaram feridas e 3 morreram.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.