Segurança

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF

A decisão foi tomada depois que grupos bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva decretou, neste domingo, intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A decisão foi tomada depois que grupos bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Lula decreta intervenção federal na segurança pública do DF
© Divulgação/Ricardo Stuckert

Lula nomeou para dirigir a segurança no DF o atual secretário Nacional de Segurança do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Garcia Cappelli.

Segundo o decreto, a intervenção é para pôr fim ao grave comprometimento da ordem pública no DF e é válida até o dia 31 de janeiro. Segundo Lula, a intervenção no DF foi necessária porque houve falhas na segurança em Brasília.

Lula ainda citou os casos de vandalismos no dia da diplomação dele como presidente. Agora, com o decreto de intervenção federal, o interventor nomeado terá o controle de todos os órgãos de segurança do DF.

Antes do anúncio, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, havia exonerado o secretário de segurança local, Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsonaro.

Lula defendeu que os responsáveis e financiadores dos atos golpistas em Brasília devem ser punidos.

O presidente Lula também destacou a necessidade de punir os policiais militares que tenham se omitido, incluindo possíveis membros do governo federal. 

Lula afirmou, ainda, que o que aconteceu neste domingo, em Brasília, também é de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, o presidente Lula visitava o município de Araraquara, no interior paulista, para conhecer os estragos causados pela chuva na região.

 

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 08/01/2023 20:50:17. Última edição: 08/01/2023 20:50:17

Tags: Intervenção Federal Distrito Federal Segurança Pública

Leia também:

Quatro crianças morrem por bala perdida em réveillon no RJ desde 2016

Em seis anos, quatro crianças e adolescentes foram atingidos por balas perdidas durante as comemorações de Ano Novo na Região Metropolitana do Rio, diz Instituto Fogo Cruzado.

Futebol: violência doméstica cresce quando há resultados inesperados

Uma pesquisa do Departamento de Economia da USP mostrou que os registros de violência contra as mulheres dentro de casa crescem pelo menos 7% quando os times de futebol não alcançam os resultados esperados.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi