Quatro crianças morrem por bala perdida em réveillon no RJ desde 2016
Em seis anos, quatro crianças e adolescentes foram atingidos por balas perdidas durante as comemorações de Ano Novo na Região Metropolitana do Rio, diz Instituto Fogo Cruzado.
A decisão foi tomada depois que grupos bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva decretou, neste domingo, intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A decisão foi tomada depois que grupos bolsonaristas invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
© Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula nomeou para dirigir a segurança no DF o atual secretário Nacional de Segurança do Ministério de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Garcia Cappelli.
Segundo o decreto, a intervenção é para pôr fim ao grave comprometimento da ordem pública no DF e é válida até o dia 31 de janeiro. Segundo Lula, a intervenção no DF foi necessária porque houve falhas na segurança em Brasília.
Lula ainda citou os casos de vandalismos no dia da diplomação dele como presidente. Agora, com o decreto de intervenção federal, o interventor nomeado terá o controle de todos os órgãos de segurança do DF.
Antes do anúncio, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, havia exonerado o secretário de segurança local, Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsonaro.
Lula defendeu que os responsáveis e financiadores dos atos golpistas em Brasília devem ser punidos.
O presidente Lula também destacou a necessidade de punir os policiais militares que tenham se omitido, incluindo possíveis membros do governo federal.
Lula afirmou, ainda, que o que aconteceu neste domingo, em Brasília, também é de responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Durante a invasão dos prédios da Praça dos Três Poderes, o presidente Lula visitava o município de Araraquara, no interior paulista, para conhecer os estragos causados pela chuva na região.
Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 08/01/2023 20:50:17. Última edição: 08/01/2023 20:50:17
Tags: Intervenção Federal Distrito Federal Segurança Pública
Em seis anos, quatro crianças e adolescentes foram atingidos por balas perdidas durante as comemorações de Ano Novo na Região Metropolitana do Rio, diz Instituto Fogo Cruzado.
Uma pesquisa do Departamento de Economia da USP mostrou que os registros de violência contra as mulheres dentro de casa crescem pelo menos 7% quando os times de futebol não alcançam os resultados esperados.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.