Segurança

Menos da metade das armas particulares foram recadastradas

Registros da Polícia Federal indicam que 285.602 armas particulares foram recadastradas até a última segunda-feira. O prazo termina em abril.

Menos da metade das armas particulares que precisam de recadastramento em todo país tiveram seus dados atualizados até agora. O prazo termina em abril.

Os registros da Polícia Federal indicam que 285.602 armas particulares foram recadastradas até a última segunda-feira. O número representa menos da metade do total de armas que precisam de atualização cadastral, segundo o Instituto Sou da Paz. 

A medida foi determinada pelo governo federal com o objetivo de reduzir a violência e, em especial, o número de homicídios no Brasil, mas a gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, avalia que o ritmo ainda é lento para o prazo que termina em abril.

Segundo o Instituto Sou da Paz, até a determinação do recadastramento, as armas particulares de CACs, Caçadores, Atiradores e Colecionadores, e as armas particulares de militares, registradas no próprio nome do militar, eram cadastradas no sistema do Exército, mas não no sistema da Polícia Federal.

Para a gerente do Instituto Sou da Paz, essa fragmentação das informações traz impactos no combate à violência.

A gerente do Instituto Sou da Paz destaca que o próprio caso do ex-deputado Roberto Jefferson ilustra o problema, quando a Polícia Federal foi a casa do ex-parlamentar no ano passado para cumprir um mandado de prisão e se deparou com uma série de armas que não tinham sido aprendidas.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 09/03/2023 21:00:11. Última edição: 09/03/2023 21:00:11

Tags: Armas Recadastramento Prazo

Leia também:

Governo anuncia medidas para combater a violência contra as mulheres

Entre as medidas estão a entrega de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha, a licitação de 40 Casas da Mulher Brasileira e a criação de uma cota de 8% nas contratações públicas federais para mulheres vítimas de violência.

Entregador antifascista "Galo" denuncia tortura sofrida por policiais

Nas redes sociais, ele relatou ter sofrido agressões e ter tido seu braço queimado há mais de duas semanas, por parte de policiais, após ter sido flagrado andando de moto sem capacete.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi