Segurança

Metade dos juízes brasileiros afirma já ter sofrido ameaça à vida

Pesquisa 'Perfil da Magistratura Latino-americana' mostra que Brasil fica à frente apenas da Bolívia, onde 65% dos juízes reportaram ter sofrido ameaças à vida ou a integridade física em decorrência do trabalho.

Metade dos juízes brasileiros afirma já ter sofrido ameaça à vida ou à integridade física. A constatação é de um estudo inédito realizado em 11 países da América Latina pelo Centro de Pesquisas Jurídicas da Associação dos Magistrados do Brasil, em pareceria com a Federação Latinoamericana de Magistrados e o Ipespe, Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.

A pesquisa 'Perfil da Magistratura Latinoamericana' mostra que, com esse percentual, o Brasil fica à frente apenas da Bolívia, onde 65% dos juízes reportaram ter sofrido ameaças à vida ou a integridade física em decorrência do exercício da função pública. Nos demais países, a média oscila entre 30% e 40%. As exceções ficam com Chile e Equador, onde o nível é inferior a 25%.

O levantamento aponta ainda que, no Brasil, apenas 20% dos magistrados se sentem totalmente seguros, patamar que despenca para 3% na Bolívia e sobe para 46% no Chile. Já os que se sentem totalmente inseguros somam 15% no Brasil, 42% na Bolívia e somente 3% no Chile.

Vanessa Mateus, coordenadora da Justiça estadual da Associação dos Magistrados do Brasil, ressalta que essa insegurança reflete em toda a sociedade.

A representante da Associação dos Magistrados do Brasil avalia que esse diagnóstico aponta para necessidade de se enxergar a magistratura como uma atividade sujeita a riscos e busca por mecanismos de segurança. 

Na pesquisa, entre as providências apontadas pelos juízes brasileiros para melhorar a segurança durante o exercício profissional estão a efetivação de colegiados para análises de crimes de maior gravidade, blindagem dos veículos, escolta pessoal, alteração no horário de trabalho e mudança de localização do fórum para zonas centrais. 

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi - 08/02/2023 20:15:12. Última edição: 08/02/2023 20:15:12

Tags: Juizes Magistratura Violência Ameaças

Leia também:

Policial que pisou no pescoço de mulher negra é condenado em SP

Em 2020, os policiais militares João Paulo Servato e Ricardo Morais Lopes foram flagrados pisando no pescoço de uma mulher negra, quando ela já estava imobilizada no chão.

Secretaria do RJ investiga fuga de detentos de alta periculosidade

Um dos fugitivos é apontado pela polícia como o bandido que invadiu o fórum de Bangu, em 2013, para resgatar um preso. As câmeras do presídio estavam desligadas.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi