Entre as iniciativas previstas estão a criação de um Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, além de operações de prevenção ostensivas nas escolas para prevenir ataques motivados por discurso de ódio.
O governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça Flávio Dino assinaram o Cifra, Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos. O objetivo é sufocar o crime organizado através do combate das suas fontes de renda. A ação será feita em parceria com diversas esferas da Segurança Pública, Justiça e Fazenda.
Entre os integrantes do comitê estão representantes das polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil além de membros dos Ministérios Públicos e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
Durante o encontro, o ministro da Justiça, Flávio Dino falou como funcionará essa integração entre setores.
Outra ideia que será colocada em prática para frear a criminalidade é a Ameripol, a “Interpol das Américas". De acordo com Flávio Dino, a proposta é que países vizinhos formem uma frente de trabalho de inteligência com nações fronteiriças.
O governador Cláudio Castro citou que a pasta da Segurança fará um trabalho conjunto com a Fazenda Estadual para chegar aos alvos das organizações criminosas que integram a narcomilícia.
Castro também falou sobre as operações de prevenção ostensivas nas escolas para prevenir ataques motivados por discurso de ódio. A mais recente foi nesta quarta-feira, com 11 mandados cumpridos. Segundo Castro, o objetivo é repelir essas tentativas de doutrinação com ações profiláticas.
Além da assinatura do acordo de parcerias para combater o crime organizado, o encontro serviu para formalizar a entrega de 218 viaturas novas para a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Os veículos custaram cerca de R$ 50 milhões ao governo do estado.
Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 08/11/2023 20:10:07. Última edição: 08/11/2023 20:10:07