Segurança

Novo Plano de Segurança da Amazônia terá mais 34 pontos de controle

O plano de segurança prevê também a ampliação dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização das capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aquisição de sistemas aeroespaciais e de equipamentos para as Forças Armadas.

O novo Plano de Segurança da Amazônia pretende criar 34 novas bases de apoio fluviais ou terrestres para Forças Policiais no local. O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, em entrevista para a Voz do Brasil dessa terça-feira, disse que a ideia é usar os recursos do Fundo Amazônia para custear a construção destes pontos de controle. 

As diretrizes do novo Plano de Segurança foram elaboradas com a participação dos governos dos estados da Amazônia. Na última sexta-feira, Dino se reuniu, em Brasília, com embaixadores e demais representantes de 23 países da União Europeia para apresentar o programa, batizado de Plano Amazônia: Segurança e Soberania. O ministro destacou a importância da cooperação internacional para efetividade do Plano.  

Pontos do plano de segurança, que já haviam sido anunciados pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização das capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas.  

O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional, com sede em Manaus, para a proteção da Amazônia, e de centros integrados de comando e controle, com ênfase em inteligência integrada. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 12/07/2023 17:50:06. Última edição: 12/07/2023 17:50:06

Tags: Fundo Amazônia Plano De Segurança Amazônia Equipamentos

Leia também:

Em velório de torcedora, avô pede fim da violência entre torcidas

Gabriela Anelli morreu em consequência de ferimento, depois de ser atingida no pescoço por uma garrafa de vidro, durante uma confusão entre torcedores do Palmeiras e do Flamengo.

Fontes de césio furtadas em Minas são localizadas em São Paulo

Duas fontes de césio-137, que estavam desaparecidas, foram encontradas em uma empresa de sucatas de São Paulo, nesta segunda-feira (10).

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi