Operação no RJ demole construções irregulares na Linha Vermelha
De acordo com o MP, as edificações foram erguidas em área pública, em calhas de escoamento de águas pluviais da região, interligadas aos canais que desembocam no rio Ramos.
O número de casos de estupro e estupro de vulnerável teve um crescimento, de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 34 mil casos, o que significa que a cada 8 minutos uma menina ou mulher foi estuprada entre janeiro e junho deste ano no Brasil.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, nesta segunda-feira (13), números sobre o aumento da violência contra mulheres e meninas no primeiro semestre deste ano.
O número de casos de estupro e estupro de vulnerável teve um crescimento, de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 34 mil casos, o que significa que a cada 8 minutos uma menina ou mulher foi estuprada entre janeiro e junho deste ano no Brasil, o maior da série histórica iniciada em 2019.
Além do crime de estupro, o de feminicídio também aumentou. De acordo com a instituição, neste período 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, crescimento de 2,6% comparado ao mesmo período do ano anterior, quando 704 mulheres foram assassinadas por razões de gênero.
Considera-se feminicídio quando o crime decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino. Pelo Código Penal, esse delito é tratado como homicídio doloso.
Juliana Brandão, pesquisadora sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, reforça que esse aumento pode ser explicado por dificuldades no cumprimento da Lei Maria da Penha e problemas estruturais brasileiros.
Das 5 regiões brasileiras, 4 registraram diminuição no número de casos de feminicídio, mas a Sudeste apresentou crescimento de 16,2%, um aumento determinante para o resultado. Somente em São Paulo o aumento foi de 33,7%, passando de 83 casos nos seis primeiros meses de 2022 para 111 casos em 2023. Juliana explica o motivo do registro tão alto na região.
Os homicídios femininos também registraram crescimento, de 2,6%, no primeiro semestre deste ano, com 1902 mulheres assassinadas.
Estes dados correspondem aos registros de boletins de ocorrências em delegacias de Polícia Civil de todo o país.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 13/11/2023 20:10:14. Última edição: 13/11/2023 20:10:14
Tags: Violência Mulheres Meninas Estupro
De acordo com o MP, as edificações foram erguidas em área pública, em calhas de escoamento de águas pluviais da região, interligadas aos canais que desembocam no rio Ramos.
A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (10), um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão na Vila Sudoeste, zona rural de São Félix do Xingu, no Pará, como parte da segunda fase da Operação de Desintrusão das Terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.