Segurança

Número de homicídios no Rio de Janeiro sobe em fevereiro

A letalidade violenta no estado do RJ subiu mais uma vez em fevereiro, passando de 400 mortes. Esse indicador reúne os casos de homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado.

A letalidade violenta no estado do Rio de Janeiro subiu mais uma vez em fevereiro, passando de 400 mortes. Esse indicador reúne os casos de homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado.

Nos primeiros dois meses do ano, a soma já chega a 768 registros. Comparando com o ano passado, o aumento é de 12% no mês e de 6% no bimestre.

Os dados são do Instituto de Segurança Pública e mostram ainda uma grande concentração de casos na Baixada Fluminense, onde ocorreram 117 mortes em fevereiro, quase um terço do total do estado.

Mas o maior crescimento foi registrado na Região que engloba a Zona Oeste e parte da Zona Norte da capital. Os casos chegaram a 101 e saltaram quase 58% de um ano a outro e mais de 36% na comparação com janeiro.

Nas últimas semanas, diversos conflitos entre grupos de tráfico e de milícia vêm ocorrendo na região, por causa da disputa por território.

O governador do estado, Cláudio Castro, declarou em nota que o governo tem investido em tecnologia e inteligência, além de melhorar as condições de trabalho dos policiais.

Um resultado disso seriam os índices de produtividade policial, como a prisão de mais de 5.900 pessoas em flagrante e a apreensão de cerca de 10 armas e um fuzil, por dia, nos dois primeiros meses do ano.

O estado também destacou como ponto positivo a redução dos roubos de rua, que passaram de 8.800 no bimestre mas, ainda assim, este é menor valor para o período dos últimos 18 anos.

 

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Paula Ribeiro / Alessandra Esteves - 22/03/2023 18:35:31. Última edição: 22/03/2023 18:35:31

Tags: Letalidade Violenta Rio De Janeiro Roubos Criminalidade Homicídios

Leia também:

Após ataques, cidades do Rio Grande do Norte tentam voltar à rotina

Depois de nove dias de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, registros de ocorrências seguem diminuindo.

Operação contra o crime organizado no RN cumpre 13 mandados de prisão

Todos os mandados foram direcionados a pessoas suspeitas de envolvimento com o chamado Sindicato do Crime, organização criminosa vinculada aos ataques.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi