Segurança
Últimas notícias do Brasil e do mundo
As investigações têm como alvos pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos e golpes e fraudes contra clientes bancários. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
Operação da Polícia Federal cumpre mandados em 10 estados para desarticular esquemas criminosos de fraudes bancárias eletrônicas
A operação Não Seja Um Laranja 3, da Polícia Federal em parceria com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, foi deflagrada na manhã desta terça -feira (28) e cumpre 19 mandados em 10 estados: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
As investigações têm como alvos pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos e golpes e fraudes contra clientes bancários. Essas pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
A Polícia Federal não divulgou valores fraudados pelos investigados nesta terceira etapa da operação. Na primeira, ocorrida em agosto do ano passado, foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, onde as fraudes bancárias eletrônicas investigadas somavam R$ 18,2 milhões.
Em maio passado, houve uma segunda fase dentro da mesma operação, que cumpriu 51 mandados executados em 17 Estados e no Distrito Federal. Todas as 3 operações são parte do Convênio Tentáculos, um acordo de cooperação técnica entre a PF e a Febraban assinado em 2017 para o combate a fraudes bancárias eletrônicas.
Os delitos a serem apurados na operação desta terça-feira (28) são de associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luis - MA / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 28/11/2023 16:35:14. Última edição: 28/11/2023 16:35:14
Tags: Operação Não Seja Um Laranja Febraban
Últimas notícias do Brasil e do mundo
Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança, como câmeras de segurança e projeto para vidros blindados.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.