A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira, mais uma operação para desarticular um grupo criminoso, acusado de tráfico internacional de drogas, e que envia cocaína para a Europa escondida nos cascos de navios.
Designada Novos Rumos, a ação tem a participação de 50 agentes para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Rio, em endereços na capital do estado, em Magé, na Baixada Fluminense, e em Niterói, na região metropolitana.
De acordo com as investigações da PF, a quadrilha é vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro e atua armazenando a droga em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para depois enviá-la para o continente europeu nos cascos de embarcações.
Ainda segundo a Polícia Federal, o grupo agia com apoio de funcionários contratados do porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas dos navios atracados. Também foi identificada a participação de mergulhadores profissionais, responsáveis por esconder a droga nos cascos dos navios. Dois deles são alvo de mandados de prisão preventiva nesta quarta.
Durante a investigação, mais de 1.470 quilos de cloridrato de cocaína, que é a forma pura da droga, foram apreendidos no estado.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 24/05/2023 11:55:23. Última edição: 24/05/2023 11:55:23