Segurança

Operação da PF desarticula grupo ligado ao tráfico de drogas

50 agentes cumpriram mandatos em cidades do estado do Rio

A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira, mais uma operação para desarticular um grupo criminoso, acusado de tráfico internacional de drogas, e que envia cocaína para a Europa escondida nos cascos de navios.

Designada Novos Rumos, a ação tem a participação de 50 agentes para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Rio, em endereços na capital do estado, em Magé, na Baixada Fluminense, e em Niterói, na região metropolitana.

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha é vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro e atua armazenando a droga em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para depois enviá-la para o continente europeu nos cascos de embarcações.

Ainda segundo a Polícia Federal, o grupo agia com apoio de funcionários contratados do porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas dos navios atracados. Também foi identificada a participação de mergulhadores profissionais, responsáveis por esconder a droga nos cascos dos navios. Dois deles são alvo de mandados de prisão preventiva nesta quarta.

Durante a investigação, mais de 1.470 quilos de cloridrato de cocaína, que é a forma pura da droga, foram apreendidos no estado.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 24/05/2023 11:55:23. Última edição: 24/05/2023 11:55:23

Tags: Operação PF

Leia também:

PF cumpre mandado de prisão em nova fase da Lesa Pátria

Operação investiga envolvidos em ataques golpistas de 8 de janeiro. Imprensa noticiou que PM responsável pela tropa no dia foi o alvo do mandado, mas instituições de segurança não confirmam a informação.

Operação prende 7 integrantes de organização criminosa no RJ

Segundo as investigações, o grupo é vinculado a uma facção criminosa que mata integrantes de facções rivais, devido a disputas territoriais.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi