Grande Rio tem 673 tiroteios em 70 dias de aula; 70% perto de escolas
Dados são da plataforma Fogo Cruzado. Apenas na última semana, mais de 25 mil alunos tiveram as aulas suspensas.
A Polícia Federal apreendeu grande quantidade de aparatos para falsificação de moedas e estima que foram produzidas mais de meia tonelada de notas falsas.
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (6) uma operação com o objetivo de desmantelar um laboratório gráfico dedicado à falsificação de cédulas falsas. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um de prisão domiciliar, além de oito mandados de busca e apreensão, nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, no Rio de Janeiro.
As equipes apreenderam grande quantidade de aparatos para a falsificação de moeda, como papéis, impressoras, tintas, equipamento gráfico variado, material de acabamento e máquinas de cartão de crédito, além de cédulas falsas prontas e outras em fase de confecção. A organização criminosa utilizava as redes sociais para comercializar as notas falsas produzidas e, depois, enviava as encomendas com o material ilícito pelos correios.
Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, moeda falsa e moeda falsa por equiparação, com penas que somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.
O delegado Leonardo Ferreira destacou a enorme quantidade de material encontrado.
“A gente conseguiu detectar que só na Baixada Fluminense forma postados mais de mil objetos para todo o Brasil, gerando mais ou menos meia tonelada de notas falsas dos anos de 2020 até agora”.
Ele acrescentou a gravidade do crime cometido.
“Esse crime é extremamente relevante, pois afeta a credibilidade da nossa moeda, que gera inflação. Tanto a credibilidade da população quanto do público externo, dos turistas".
A operação foi batizada de Carcará, que é ave de rapina e também era o nome utilizado pela organização criminosa para comercialização de moeda falsa.
Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 06/06/2023 16:35:14. Última edição: 06/06/2023 16:35:14
Tags: Operação Carcará Polícia Federal Notas Falsas Cédulas Falsificação
Dados são da plataforma Fogo Cruzado. Apenas na última semana, mais de 25 mil alunos tiveram as aulas suspensas.
Uma das organizadoras do evento, a professora Josiane Cerasoli, destacou que o ato é uma forma de alerta para que essas situações de violência não se repitam e falou ainda que a causa indígena é pela sobrevivência da humanidade.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.