Segurança

Operação desmonta gráfica de cédulas falsas no Rio de Janeiro

A Polícia Federal apreendeu grande quantidade de aparatos para falsificação de moedas e estima que foram produzidas mais de meia tonelada de notas falsas.

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (6) uma operação com o objetivo de desmantelar um laboratório gráfico dedicado à falsificação de cédulas falsas. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um de prisão domiciliar, além de oito mandados de busca e apreensão, nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

As equipes apreenderam grande quantidade de aparatos para a falsificação de moeda, como papéis, impressoras, tintas, equipamento gráfico variado, material de acabamento e máquinas de cartão de crédito, além de cédulas falsas prontas e outras em fase de confecção. A organização criminosa utilizava as redes sociais para comercializar as notas falsas produzidas e, depois, enviava as encomendas com o material ilícito pelos correios.

Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, moeda falsa e moeda falsa por equiparação, com penas que somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão.

O delegado Leonardo Ferreira destacou a enorme quantidade de material encontrado.

“A gente conseguiu detectar que só na Baixada Fluminense forma postados mais de mil objetos para todo o Brasil, gerando mais ou menos meia tonelada de notas falsas dos anos de 2020 até agora”.

Ele acrescentou a gravidade do crime cometido.

“Esse crime é extremamente relevante, pois afeta a credibilidade da nossa moeda, que gera inflação. Tanto a credibilidade da população quanto do público externo, dos turistas".

A operação foi batizada de Carcará, que é ave de rapina e também era o nome utilizado pela organização criminosa para comercialização de moeda falsa.

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 06/06/2023 16:35:14. Última edição: 06/06/2023 16:35:14

Tags: Operação Carcará Polícia Federal Notas Falsas Cédulas Falsificação

Leia também:

Grande Rio tem 673 tiroteios em 70 dias de aula; 70% perto de escolas

Dados são da plataforma Fogo Cruzado. Apenas na última semana, mais de 25 mil alunos tiveram as aulas suspensas.

Unicamp faz ato em memória de Dom Philips e Bruno Pereira

Uma das organizadoras do evento, a professora Josiane Cerasoli, destacou que o ato é uma forma de alerta para que essas situações de violência não se repitam e falou ainda que a causa indígena é pela sobrevivência da humanidade.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi