Segurança

Operação faz busca e apreensão para recuperar armas do Exército

Em operação conjunta, militares do Exército e agentes da Polícia Militar cumpriram hoje mandados de busca e apreensão em residências em Guarulhos. O objetivo foi recuperar as quatro metralhadoras ainda desaparecidas, do lote de 21 armas furtadas em setembro, do Arsenal de Guerra de Barueri.

Em operação conjunta, militares do Exército e agentes da Polícia Militar cumpriram hoje mandados de busca e apreensão em residências em Guarulhos, na Grande São Paulo. O objetivo da ação foi recuperar as quatro metralhadoras ainda desaparecidas, do lote de 21 armas furtadas em setembro, do Arsenal de Guerra de Barueri, também na região metropolitana.

Operação faz busca e apreensão para recuperar armas do Exército

A operação aconteceu entre as 6h e às 9h desta terça (31), em casas consideradas suspeitas, no Jardim Vila Galvão.  No entanto, não foram localizadas armas nem realizadas prisões.

Em nota, o Exército informou que vai permanecer no esforço de recuperar, o mais rapidamente possível, as armas retiradas ilegalmente. Apesar de ser considerado obsoleto e sem serventia pela corporação, o armamento roubado tem calibre para derrubar aeronaves. 

Um dos suspeitos de participação direta no furto, o cabo do Exército Vagner Tandu, de 24 anos, voltou ao trabalho nessa segunda-feira. O Comando Militar do Sudeste tinha pedido a prisão preventiva dele, na última quinta-feira. Ele faltou ao trabalho naquele dia, e se reapresentou ao quartel na sexta-feira, com um laudo psiquiátrico e um pedido de licença do serviço. O pedido foi negado pela perícia médica militar. Mas, como se apresentou nessa segunda-feira e trabalhou normalmente no quartel, não é considerado foragido.

Tandu é suspeito de ter usado um carro oficial para retirar o armamento de guerra do Arsenal sem levantar suspeitas. Isso porque ele trabalhava como motorista do então diretor do arsenal, tenente-coronel Rivelino Batista. O cabo também é investigado pela participação do corte de energia do Arsenal, com a ajuda de outros cinco militares, o que impediu que as câmeras de segurança registrassem a saída das armas.

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 31/10/2023 18:30:12. Última edição: 31/10/2023 18:30:12

Tags: Operação Armas Arsenal De Guerra

Leia também:

Pai de atirador da escola de Sapopemba é indiciado por porte irregular

Pai de atirador da escola de Sapopemba é indiciado por porte irregular

O pai do atirador da escola de Sapopemba foi indiciado com base nos artigos 12 e 13 do Estatuto do Desarmamento, que falam de posse irregular de arma e falta de cautela no armazenamento para impedir o acesso da arma a menores de 18.

Polícia Civil descobre plano de atentado contra governador do RJ

Polícia Civil descobre plano de atentado contra governador do RJ

A ameaça foi descoberta após os ataques feitos por um grupo miliciano em diversos pontos da Zona Oeste na segunda-feira. De acordo com o governo estadual, o Gabinete de Segurança Institucional já reforçou a segurança de Castro e sua família.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi