A operação apura atividade de mineração clandestina, com utilização de tratores, além de outros equipamentos para o beneficiamento de ouro para exportação. Todo o material apreendido foi destruído e inutilizado.
A Polícia Federal realiza nova operação para reprimir a extração ilegal de ouro. Dessa vez, no interior do Maranhão. A ação desta quarta-feira (27) contou com apoio do Ibama e do Centro Tático Aéreo do estado e também apurou danos ambientais, em Área de Proteção Ambiental.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Godofredo Viana e São Luís, capital do estado. Uma pessoa foi presa em flagrante.
A operação apura atividade de mineração clandestina, com utilização de tratores, além de outros equipamentos para o beneficiamento de ouro para exportação. Todo o material apreendido foi destruído e inutilizado. Os criminosos utilizavam dragas, bicos de jato e escavadeiras hidráulicas, provocando erosão do solo, contaminação da água, além da destruição de habitats naturais, conforme explica o delegado José Vagner.
Ao longo da investigação, foram identificados os garimpeiros envolvidos, além dos donos das terras, pai e filho. Esses dois cobravam até 19% do valor do ouro extraído. De acordo com o delegado José Vagner, o crime vem ocorrendo há décadas na região.
Um dos investigados, inclusive, já foi prefeito de Godofredo Viana, cidade do litoral maranhense, com menos de 12 mil habitantes. O ex-prefeito é réu pela mesma prática, só que em outro inquérito policial.
Agência Brasil / Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 27/09/2023 14:55:08. Última edição: 27/09/2023 14:55:08