Segurança

Operação regulariza documentação de imigrantes em São Paulo

Entre os serviços estão a solicitação de refúgio, renovação de protocolo, registro de refugiado reconhecido pelo Comitê Nacional para os Refugiados; e também a solicitação do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.

Começou nesta sexta-feira (10) a 8ª fase da Operação Horizonte, da Polícia Federal, em São Paulo. A ação foca em serviços de regularização de documentos para migrantes em situação de vulnerabilidade e solicitantes de refúgio. 

Operação regulariza documentação de imigrantes em São Paulo

Entre os serviços estão a solicitação de refúgio, renovação de protocolo, registro de refugiado reconhecido pelo Comitê Nacional para os Refugiados; e também a solicitação do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório. Para o caso de roubo ou extravio desse documento, será emitida uma segunda via, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência, pelo imigrante. 

Para as pessoas naturais de países do Mercosul, da Venezuela e dos países de Língua Portuguesa, será concedida a autorização de residência e prorrogação de prazo para permanecer no país. 

Já os cidadãos do Haiti, Senegal, República Dominicana, Afeganistão e Ucrânia poderão obter as solicitações de Acolhida Humanitária e renovação de prazo. Também será emitida autorização de residência por reunião familiar. 

A Operação Horizonte vai durar até o dia 2 de fevereiro ao ano que vem, e conta com a parceria do Centro de Integração e Cidadania do Imigrante; do ACNUR – o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados; e da Organização Internacional para as Migrações. 

Também participam agências e instituições do terceiro setor, que prestam atendimento gratuito, orientação e encaminhamento para regularização migratória com data marcada na Polícia Federal. 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 10/11/2023 15:45:08. Última edição: 10/11/2023 15:45:08

Tags: Operação Horizonte Polícia Federal Imigrantes Documentos

Leia também:

Polícia Civil ouve policiais envolvidos no disparo que matou torcedor

Polícia Civil ouve policiais envolvidos no disparo que matou torcedor

O caso aconteceu no dia 24 de setembro, durante confronto entre policiais militares e torcedores, na área externa do Estádio do Morumbi, após partida contra o Flamengo, pela decisão da Copa do Brasil.

Dino afirma que nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal

Dino afirma que nenhuma força estrangeira manda na Polícia Federal

O ministro da Justiça, Flávio Dino, reforço a independência da Polícia Federal brasileira, dizendo que ela segue as leis do Brasil e que a ação nada tem a ver com os conflitos no Oriente Médio.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi