Semana Santa: PRF intensifica fiscalização nas rodovias de todo o país
Os policiais vão observar principalmente o uso do cinto de segurança, a conservação dos veículos e o respeito aos limites de velocidade. O número de emergência da PRF é o 191.
Mais uma escola passa por um ataque violento nesta quarta-feira (5). O Repórter Nacional convidou a professora e pesquisadora da Unicamp, Danila Zambianco, para conversar sobre a motivação desses crimes no Brasil.
Mais uma escola passa por um ataque violento nesta quarta-feira (5). Os ataques vêm ocorrendo em datas próximas e o Repórter Nacional convidou a professora e pesquisadora da Unicamp, Danila Zambianco, para conversar sobre a motivação desses crimes no Brasil.
Segundo Danila, a partir de 2019, quando ocorre o ataque na escola Raul Brasil, em Suzano, o Brasil vem registrando um aumento de ataques. Para a professora, é preciso lembrar os valores para a convivência em sociedade, com o diferente.
"O nosso grupo entende que nós tivemos uma valorização e até uma banalização muito grande da violência como estratégia pra resolução dos conflitos. Como modo de construção da teia social e uma falência grande do diálogo, do respeito e de valores que nós consideramos indispensáveis pra uma convivência democrática".
A professora também acredita que a família deve acompanhar o que os filhos fazem nas redes sociais e que é preciso discutir um marco regulatório para as redes.
Sobre o papel da mídia na cobertura desses ataques, Danila diz que pesquisas internacionais mostram que o ideal é não trazer notoriedade para os autores desses atos.
"Em geral, é justamente o que eles buscam. Então não dizer seu nome, não usar sua imagem, não trazer detalhes de como a situação aconteceu, de como eles construíram esse percurso. Às vezes, a notícia é quase um tutorial do massacre, de como se fazer. Então esse tipo de informação não tem que ser publicizada, não tem que ser veiculada. O papel da imprensa precisa focar nas vítimas, na reconstrução daquele espaço".
Agência Brasil / Por Rádio Nacional - Brasília / Edição: Alessandra Esteves - 05/04/2023 21:50:22. Última edição: 05/04/2023 21:50:22
Tags: Ataque Escolas Violência Entrevista
Os policiais vão observar principalmente o uso do cinto de segurança, a conservação dos veículos e o respeito aos limites de velocidade. O número de emergência da PRF é o 191.
A polícia informou que esse crime foi um caso isolado. A investigação segue com a Polícia Científica que vai fazer uma investigação do celular do agressor para saber como ele planejou o crime.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.
Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.