A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira (4), um mandado de busca e apreensão contra um suspeito de propagar, por meio de sua rede social, imagens ameaçadoras de ataques ao Presidente Lula.
O suspeito é vigilante e tem arma de fogo. Por isso, a ação da PF busca elementos que confirmem a intenção do homem, assim como evitar a possibilidade de atentado ao presidente.
Nessa quinta-feira, a Polícia Federal já havia prendido, em Santarém, no Pará, um suspeito de dizer que “daria um tiro” na barriga do presidente Lula. O homem falou as palavras enquanto comprava bebidas em uma loja, na quarta-feira. Várias pessoas testemunharam o fato e uma delas fez a denúncia. O inquérito foi, então, instaurado.
À Polícia Federal, ele disse ser fazendeiro, afirmou ter participado dos atos de 8 de janeiro, em Brasília, e invadido o Salão Verde da Câmara dos Deputados.
O suspeito disse ainda ter participado das manifestações em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção, em Santarém, durante 60 dias ininterruptos, além de ter financiado o movimento com R$ 1 mil todos os dias.
Durante as diligências, os investigadores encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região no valor de R$ 2,5 milhões.
O suspeito pode responder pelos crimes de ameaça e incitação ou preparo de atentado contra pessoa por motivos políticos.
O presidente Lula vai estar no Pará, na semana que vem, onde participa da Cúpula da Amazônia, em Belém.
Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se manifestou e disse o seguinte: “mesmo após o fracasso dos atos golpistas de 8 de janeiro, ainda existem pessoas que ameaçam matar ou agredir fisicamente autoridades dos Poderes da República. Isso não é ‘liberdade de expressão’ e a Polícia Federal seguirá aplicando a lei contra criminosos.” O ministro renovou os apelos para que as pessoas protestem pacificamente e esperem a eleição de 2026.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela - 04/08/2023 09:30:08. Última edição: 04/08/2023 09:30:08