Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, em quatro estados: Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e aqui em São Paulo. A ação tem foco no comércio e uso ilegal de mercúrio, substância utilizada sem autorização no garimpo ilegal de ouro.
A Polícia Federal e o IBAMA estão realizando nesta quarta-feira (8) a Operação Hermes - Hg 2, para apurar e reprimir crimes contra o meio ambiente. A ação tem foco no comércio e uso ilegal de mercúrio, substância utilizada sem autorização no garimpo ilegal de ouro.
Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, em quatro estados: Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e aqui em São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha mantinha uma empresa com sede em Paulínia, interior de São Paulo, que utilizava criminosamente as atividades que tinha autorização, para produzir créditos falsos de mercúrio em sistema do IBAMA.
No total, os criminosos fraudaram sete toneladas de créditos de mercúrio dos sistemas do IBAMA. O transporte do produto era feito pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Para justificar a origem do dinheiro produzido com os crimes, a organização fazia a compra e venda de imóveis, com valorização artificial.
Além das buscas, a Justiça decretou o sequestro e indisponibilidade de bens dos investigados, que somam quase três bilhões de reais, com o objetivo de reparar os danos ambientais causados.
Os acusados também vão responder judicialmente por crimes ambientais, uso de documentos falsos, receptação, contrabando e lavagem de dinheiro.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 08/11/2023 15:50:09. Última edição: 08/11/2023 15:50:09