Segurança

Rio de Janeiro tem aumento de 80% no número de vítimas de bala perdida

Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano, 47 pessoas foram baleadas nesse tipo de ocorrência. Desse total, 13 morreram e 34 ficaram feridas. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado.

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado registrou um aumento de mais de 80% no número de vítimas de bala perdida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano, 47 pessoas foram baleadas nesse tipo de ocorrência. Desse total, 13 morreram e 34 ficaram feridas. Entre as vítimas, há seis crianças, duas não resistiram aos ferimentos.

No ano passado, o mesmo período registrou 25 baleados.

A diretora do Instituto Fogo Cruzado, Cecília Oliveira, afirma que o estado do Rio não tem um planejamento para enfrentar os problemas de Segurança Pública.

O Instituto também monitora a violência armada em outros dois estados. Segundo o Fogo Cruzado, na Bahia, a situação é igualmente preocupante. Março já é o mês com o maior número de ocorrências, desde julho do ano passado, com 10 pessoas atingidas.

Nos três primeiros meses do ano, 18 pessoas foram vítimas de balas perdidas em Salvador e região metropolitana, cinco morreram e 13 ficaram feridos.

No Grande Recife, houve 12 casos, com duas mortes e 10 feridos. Entre as pessoas atingidas, uma criança e dois adolescentes.

Para Cecília Oliveira, a solução para o problema da violência armada precisa ser conjunta e coordenada nacionalmente.

A Secretaria de Polícia Militar do Rio disse, em nota, que o órgão responsável por compilar os índices oficiais no Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública. E que as ações de enfrentamento ao crime organizado são planejadas com base em informações de inteligência e pautadas por critérios técnicos.

As Secretarias de Segurança Pública dos estados da Bahia e de Pernambuco também foram procuradas, mas não responderam até o fechamento da reportagem.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 04/04/2023 19:45:23. Última edição: 04/04/2023 19:45:23

Tags: Bala Perdida Vítimas Instituto Fogo Cruzado

Leia também:

Letalidade policial em São Paulo aumenta 29% em fevereiro

Foram 30 pessoas mortas por policiais em serviço no mês de fevereiro - seis mortes pela Polícia Civil e 24 por policiais militares. Além disso, mais oito pessoas foram mortas por agentes públicos fora do horário de serviço.

Operação prende integrantes de grupo nazista no Rio Grande do Sul

Os presos faziam parte de uma filial no Brasil de um grupo nazista internacional, os homens já tinham passagens por tentativa de homicídio e por uso de armas de fogo.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi