Segurança

RJ lança aplicativo para acionar a polícia nas escolas

Chamada de Rede Escola, a ferramenta para celular já está disponível para Android e iOS. Profissionais das redes pública e privada de educação poderão acionar a polícia através de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

Uma ferramenta para trazer mais segurança para os colégios. Essa é a função do aplicativo Rede Escola, desenvolvido pela Polícia Militar para agilizar o acionamento de viaturas em caso de ocorrências nas escolas. A ferramenta para celular já está disponível para Android e iOS. Profissionais das redes pública e privada de educação poderão acionar a polícia através de um botão de emergência à disposição do usuário na tela do celular.

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (3), durante solenidade no Palácio Guanabara, com a presença do governador Cláudio Castro, que falou da importância da iniciativa.

Com apenas um clique, a Central 190, responsável pelo despacho de viaturas, é acionada, sem necessidade de ligação telefônica. Por meio do aplicativo, o operador recebe o pedido de socorro em tempo real e aciona a viatura mais próxima da escola.

O aplicativo pode ser baixado por alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino. Um manual, disponível nas plataformas digitais do Governo do Estado, ensina o passo a passo para fazer o download e cadastramento.

O Rede Escola faz parte de um pacote de medidas do governo do estado para ampliar a segurança nas escolas, como a Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, além do ciclo de formação dos servidores da rede de ensino voltado para prevenção de risco em ambiente escolar.

Além disso, durante a cerimônia, alunos de escolas estaduais receberam os novos kits de uniformes escolares. Em uma iniciativa inédita no estado, estão sendo distribuídos mais de 778 mil kits compostos por quatro camisas, duas calças jeans, três pares de meias e um par de tênis. O material está sendo entregue nas próprias unidades escolares.  Anteriormente, os estudantes só eram contemplados com camisas.

A rede pública estadual conta com mais de 628 mil estudantes.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves - 03/07/2023 19:20:12. Última edição: 03/07/2023 19:20:12

Tags: App Rede Escolas Polícia Violência Escolas

Leia também:

Acidentes com balões aumentam no Rio de Janeiro

Com a chegada do período das festas de São João, os acidentes com balões no Rio de Janeiro aumentaram. O aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim está em alerta e lançou a campanha de conscientização # Não Cai Balão para apontar os perigos e a ilegalidade da prática.

Forças Armadas vão ampliar combate ao crime em território Yanomami

Um decreto assinado nesta quinta-feira (22) permite uma maior participação do Ministério da Defesa nas ações contra a crise humanitária na terra indígena, iniciada em janeiro deste ano. Cerca de 1.200 militares vão atuar em ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi