Segurança

Segurança armada nas escolas não reduz ataques, diz pesquisadora

De acordo com pesquisadora da Unicamp, é compreensível que famílias e escolas valorizem o policiamento nos locais, mas a medida não pode ser imposta. Precisa ser decida em diálogo com a comunidade escolar.

A presença de segurança armada nas escolas não reduz o risco de ataques violentos.

A afirmação é de pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Educação da Universidade de Campinas em São Paulo, a Unicamp. Eles estudam há anos os ataques violentos  ocorridos em escolas no Brasil. 

De acordo Danila Pietro, professora e pesquisadora desse grupo de pesquisa, a presença de segurança armada nas escolas estaduais, como determinada pelo Governo de Santa Catarina depois dos ataques em Blumenau, não reduz esse tipo de violência.

De acordo com a pesquisadora, é compreensível que famílias e escolas valorizem o policiamento nos locais, mas a medida não pode ser imposta. Precisa ser decida em diálogo com a comunidade escolar. E os policiais devem ficar da porta para fora. Isso porque eles não são preparados para lidar com crianças e adolescentes no ambiente escolar e, também, para não promover a hostilidade.

Para a professora, famílias, crianças, adolescentes e escolas precisam andar juntos. Atentos uns aos outros. E precisam conversar entre si para encontrar as soluções mais adequadas para cada realidade. Não existem respostas prontas. E a professora Danila reforça que sempre em caso de ameaças, ao invés de espalhar o conteúdo pelas redes sociais, é preciso direcionar para os locais corretos.

O canal de denúncias do governo federal é o mj.gov.br/escolasegura. 

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Brasília / Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves - 11/04/2023 20:20:40. Última edição: 11/04/2023 20:20:40

Tags: Violência Escolas Polícia Segurança Armada

Leia também:

Ministro da Defesa quer aumentar investimentos no setor

A afirmação foi feita na Laad Defence & Security 2023, feira que reúne representantes de outros países que têm interesse em comprar produtos brasileiros ou firmar parcerias com empresas do setor de defesa.

RJ realiza pregão eletrônico para compra de 6 mil câmeras de segurança

Os equipamentos terão a capacidade de fazer reconhecimento facial, identificação de placas e análise de comportamentos padronizados como fora do usual.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi