Segurança

SP ganha lei que combate violência contra mulheres em bares e baladas

Chamada de Não se Cale, a lei cria uma série de medidas e protocolos para combater a violência sexual contra mulheres em bares ou baladas na capital paulista.

A prefeitura de São Paulo sancionou nesta terça feira (23) a lei Não se Cale que cria uma série de medidas e protocolos para combater a violência sexual contra mulheres em bares ou baladas na capital paulista.

A principal delas é a de que a Secretaria de Direitos Humanos da capital irá oferecer capacitação para funcionários desses estabelecimentos para que eles conheçam os protocolos de ação caso testemunhem uma situação de violência contra a mulher.

De acordo com a autora do projeto de lei, a vereadora Cris Monteiro do Novo, a ação de funcionários numa boate em Barcelona, na Espanha, em que testemunharam o crime do jogador Daniel Alves e acolheram a vítima é um exemplo a ser seguido.

O curso de capacitação oferecido pela Secretaria será gratuito e terá duração de 3 horas. Nele, os trabalhadores de bares e baladas serão orientados a identificar a violência, intervir na situação de forma segura para a vítima e apoiá-la caso ela decida fazer a denúncia, inclusive preservando e oferecendo as imagens das câmeras de segurança. 

A adesão ao protocolo é opcional, no entanto, os estabelecimentos que capacitarem 100% de seus funcionários irão receber o selo Não Cale como reconhecimento de que o local combate a violência contra a mulher.

Em fevereiro, o governo do estado de São Paulo já tinha sancionado uma lei semelhante, que obriga bares e restaurantes a oferecerem ajuda para mulheres em situação de violência, nesse caso é obrigatório que os estabelecimentos afixem cartazes em locais de circulação e banheiros com orientações de como proceder às vítimas de violência.

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves - 24/05/2023 16:50:18. Última edição: 24/05/2023 16:50:18

Tags: Não Se Cale Mulheres Proteção Bares Casas Noturnas Violência Sexual

Leia também:

Operação da PF desarticula grupo ligado ao tráfico de drogas

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha é vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro e atua armazenando a droga em depósitos localizados nas comunidades cariocas, para depois enviá-la para o continente europeu nos cascos de embarcações.

PF cumpre mandado de prisão em nova fase da Lesa Pátria

Operação investiga envolvidos em ataques golpistas de 8 de janeiro. Imprensa noticiou que PM responsável pela tropa no dia foi o alvo do mandado, mas instituições de segurança não confirmam a informação.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi