Segurança

STF e MPF vão acompanhar o uso de câmeras nas fardas de policiais

Implantação dos equipamentos vai acontecer também em viaturas, no Rio

A implantação de câmeras nas fardas e viaturas do Batalhão de Operações Policiais Especiais, no Rio de Janeiro, vai ser acompanhada, de forma permanente, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Ministério Público Federal (MPF).

A decisão foi divulgada após audiência, nesta quinta-feira, com o governo do Rio de Janeiro, para tratar do cumprimento da decisão da Corte sobre a instalação dos equipamentos.

Em dezembro do ano passado, o ministro do STF Edson Fachin determinou que o governo do Rio apresentasse um cronograma para instalação dos aparelhos. A medida foi tomada após a decisão da Corte que obrigou a corporação a utilizar as câmeras nos uniformes para combater a falta de investigação da morte de cidadãos durante confrontos entre policiais e criminosos nas comunidades do estado.

Mas, o PSB, partido que entrou com a ação, informou durante a reunião que a determinação do Supremo não está sendo cumprida e há atraso na implantação do cronograma de implantação nas unidades policiais que registram maior letalidade.

Já o procurador estadual informou que os batalhões com maior incidência de letalidade já possuem câmeras corporais. E apresentou cronograma de compra dos equipamentos pelo governo local.

Em agosto de 2020, por causa da pandemia, o STF restringiu a realização de operações policiais no Rio. Pela decisão, as operações poderiam ser deflagradas somente em casos excepcionais. A medida foi tomada após a morte da menina Ágatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, no Complexo do Alemão, em setembro de 2019.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos / Beatriz Albuquerque - 05/05/2023 12:50:18. Última edição: 05/05/2023 12:50:18

Tags: Polícia Militar Rio

Leia também:

Governo do Rio lança aplicativo para reforçar a segurança nas escolas

Ele disse que essa ferramenta é extremamente inovadora, permitindo, de uma forma muito rápida, o monitoramento e apoio às escolas. O governo do estado garante que Ele disse que essa ferramenta o app é inovador, permitindo, de uma forma muito rápida, o monitoramento e apoio às escolas.

Força Nacional vai reforçar segurança na terra Yanomami

De acordo com líderes indígenas, três Yanomami foram baleados na tarde do último sábado. Uma das vítimas, um agente de saúde que atuava na comunidade, morreu no local.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi