Segurança

Tiro que matou torcedor são-paulino partiu de um policial militar

A conclusão da perícia da Polícia Civil se baseou em novas imagens. Segundo o laudo do IML, Rafael Garcia morreu por traumatismo craniano causado por disparo de arma de fogo com munição do tipo bean bag que deve ser disparada a uma distância mínima de até 6 metros.

O tiro que matou o torcedor são-paulino durante confusão depois do jogo da final da Copa do Brasil no Morumbi partiu de um policial militar.  A conclusão da perícia da Polícia Civil se baseou em novas imagens.

Tiro que matou torcedor são-paulino partiu de um policial militar

Os vídeos mostram que um grupo de torcedores estava na rua, na área externa do estádio do Morumbi em São Paulo. E que, em determinado momento, eles arremessam objetos como cadeiras contra os policiais, que estavam equipados com escudos e armas longas. Um pouco depois do início do conflito, o torcedor são-paulino aparece caído ao chão e sendo socorrido pelos colegas.

Ainda não há imagem do momento exato em que Rafael Garcia foi atingido pelo disparo, mas a perícia conseguiu refazer a dinâmica da confusão, e concluiu que o disparo foi feito por um dos PMs. Lembrando que o caso aconteceu no dia 24 de setembro, depois da partida entre São Paulo e Flamengo, que decidiu a Copa do Brasil deste ano. Rafael dos Santos Tercilio Garcia tinha 32 anos e era deficiente auditivo.

Segundo o laudo do Instituto Médico Legal, Rafael morreu por traumatismo craniano causado por disparo de arma de fogo com munição do tipo bean bag que deve ser disparada a uma distância mínima de até 6 metros, senão há risco para quem for atingido. 

O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa, que investiga o caso, pediu à Polícia Militar informações sobre o agente suspeito. Uma lista com os nomes dos policiais presentes na ocorrência já foi encaminhada à Polícia Civil.

 

Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Leila dos Santos / Alessandra Esteves - 10/10/2023 16:25:17. Última edição: 10/10/2023 16:25:17

Tags: Tiro Rafael Garcia Morte Conclusão Polícia Mlitar

Leia também:

Sinal de celulares é bloqueado no complexo penitenciário de Bangu

Sinal de celulares é bloqueado no complexo penitenciário de Bangu

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria bloqueou o sinal de aparelhos celulares em dois presídios do complexo de Bangu, no Rio de Janeiro, e apreendeu 58 celulares nas duas unidades.

Depois de chacina no RJ cientista social defende mudanças na Segurança

Depois de chacina no RJ cientista social defende mudanças na Segurança

Viva Maria se une à indignação nacional frente à barbárie do assassinato na madrugada de quinta-feira (5) de três médicos na zona oeste do Rio de Janeiro, mais precisamente num quiosque da Barra da Tijuca. O programa atualiza informações sobre o crime e, diante da notícia de que os corpos de quatro pessoas foram encontrados pela polícia nesta sexta-feira, e de que dois deles são suspeitos no assassinato dos médicos, discute a cultura do “bandido bom é bandido morto”. Para aprofundar a reflexão Mara Régia ouviu a cientista social Silvia Ramos, especialista em segurança pública.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi