Segurança

Violência no campo: 47 pessoas foram assassinadas só no ano passado

Brasil registrou um conflito no campo a cada 4 horas em 2022

47 pessoas foram assassinadas no ano passado em conflitos no campo, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra. Um crescimento de mais de 30% em relação a 2021. As tentativas de assassinato saltaram de 33 para 123 registros de um ano para o outro e as ameaças de morte chegaram a 206 casos.

O número de conflitos no campo atingiu 2.018, o equivalente a um a cada quatro horas. Os casos envolveram mais de 900 mil pessoas e 80 milhões de hectares de terra em disputa.

O Fernando é uma das pessoas que sofreram pressão para deixar a terra. Por segurança, usamos um efeito na voz e outro nome pra ele.

O coordenador da Comissão Pastoral da Terra, Carlos Lima, diz que são necessárias políticas públicas para enfrentar o problema.

Segundo Carlos Lima, o relatório vai ser levado ao governo federal. A ideia é pedir ações e o fortalecimento da fiscalização e da proteção das pessoas.

O relatório também destaca que mais de 2 mil pessoas foram resgatadas no ano passado em trabalho com condições semelhantes a de escravo.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda - 17/04/2023 16:35:15. Última edição: 17/04/2023 16:35:15

Tags: Conflitos No Campo Assassinatos Comissão Pastoral Da Terra

Leia também:

Tiroteio interrompe evento na Casa das Mulheres da Maré

As participantes tiveram que correr para dentro da sede da ONG. Pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de duas universidades britânicas, que participaram do estudo, também ficaram presas no local.

No Rio, alunos suspeitos de fazer ameaças de ataques são apreendidos

Segundo a prefeitura, os dois alunos da rede municipal de ensino do Rio planejavam os atentados usando perfis falsos nas redes sociais. Eles foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos.

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Operação bloqueia R$ 11,7 milhões por desvios em contratos na pandemia

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Maranhão e no Piauí. As licitações em que foram constatadas fraudes se destinaram ao enfrentamento à covid-19.

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Número de homicídios no DF em novembro é o menor em 20 anos

Foram 17 ocorrências contra 21 no mesmo mês de 2022. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, também houve redução de 8,5%, em comparação com o ano passado.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi