Ciência

ICB-USP identifica bloqueadores naturais da replicação do coronavírus

O estudo internacional é coordenado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e identificou três compostos naturais capazes de inibir uma das enzimas do Sars-Cov-2 responsável pela proliferação do vírus.

Estudo que vem sendo realizado na USP identifica compostos naturais capazes de bloquear a replicação do coronavírus. O estudo internacional é coordenado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e identificou três compostos naturais capazes de inibir uma das enzimas do Sars-Cov-2 responsável pela proliferação do vírus: a proteína identificada pela sigla PLpro.

Os três compostos são polifenóis, classe de substâncias bioativas presentes em plantas, selecionados de uma triagem com 500 fármacos. 

A pesquisa mostrou que esses compostos diminuem entre 50 e 70 porcento a ação da enzima PLpro. Os testes foram feitos em células Vero, derivadas de macacos e que tem muitas semelhanças com células humanas. 

A pesquisa comparou a replicação do coronavírus em células infectadas que receberam os compostos á replicação em células sem os compostos. E a proliferação do vírus foi muito maior nas células sem os polifenóis. 

O estudo foi publicado na revista científica Communications Biology, ligada ao grupo Nature, uma das publicações científicas mais importantes do mundo.

Com a descoberta de que outras proteínas, além das proteínas spike muito mais estudadas pelos cientistas de todo mundo, aumenta a possibilidade de desenvolver tratamentos alternativos contra a covid-19.

Agora, o próximo passo é testar os compostos em animais para avaliar a eficácia e então começar a fazer os testes clínicos em seres humanos. 

Além dos pesquisadores da USP, também participam do estudo pesquisadores da Universidade de Hamburgo e o Instituto de física Deutsches Elektronen-Sunchrotron, os dois da Alemanha.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 07/10/2022 16:06:25. Última edição: 07/10/2022 16:06:25

Tags: Coronavírus

Leia também:

Paleontólogos encontram silessauro de 223 milhões de anos no RS

Apesar de semelhante, ainda não se sabe se os silessauros são dinossauros ou os parentes mais próximos do ancestral dos dinossauros.

Três pesquisadores vão dividir o prêmio Nobel de Química

A norte-americana, Carolyn Bertozzi é doutora pela Universidade da Califórnia. Ela é apenas a oitava mulher na história a ganhar um Nobel de Química.

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi