Ciência

Nasa reinicia contagem regressiva para voltar à Lua

Problemas técnicos adiaram o lançamento da Missão Artemis I na última segunda-feira (29).

Após sanarem problemas técnicos no sistema de refrigeração do foguete Space Launch System, SLS, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) retomou neste sábado (3) a contagem regressiva para lançar ao espaço a missão Artemis I.

A previsão é de que o lançamento ocorra a partir de uma janela de duas horas que inicia às 15h17 (horário de Brasília), direto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Na última segunda-feira (29), as equipes técnicas da agência cancelaram o lançamento previsto para às 10h33 (horário de Brasília) após identificarem um problema de resfriamento em um dos quatro motores do superfoguete que levará a cápsula Orion à órbita lunar.

Em um comunicado esta semana, a Nasa explicou a importância da plena atividade de todos os motores e que uma possibilidade de aquecimento, do hidrogênio líquido pode lesionar o condicionamento térmico do motor e inviabilizar a missão.

A viagem não tripulada deste sábado marca uma série de testagens na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos, quanto à cápsula que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.

Além disso, será testada uma peça fundamental: o módulo de serviço europeu responsável, por exemplo, pelo sistema de abastecimento de água, energia, propulsão e controle da temperatura dentro da cápsula e é fruto da parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).

O voo de volta à Lua organizado pela Nasa, em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a missão Apollo.

Quem quiser acompanhar o lançamento deste sábado, pode se conectar nas redes sociais da Nasa.

Agência Brasil / Por Adrielen Alves - Repórter da TV Brasil - Brasília - 14/09/2022 23:46:25. Última edição: 14/09/2022 23:46:25

Tags: Universo Nasa Lua Missão Artemis I

Leia também:

Fóssil descoberto no RS é mamífero mais antigo do mundo

O roedor, identificado em um trabalho que durou 20 anos, é parente antigo da capivara e viveu na região há 225 milhões de anos.

Desastre em Brumadinho: UFV desenvolve tecnologia para salvar plantas

Para ajudar no reflorestamento da região atingida, cientistas da UFV, a Universidade Federal de Viçosa, estão clonando árvores nativas ameaçadas de extinção para acelerar a recuperação do espaço

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

Debate sobre PL das Fake News é destaque em seminário realizado em SP

O debate em torno de melhorias e aprovação do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, foi o principal tema desta terça-feira no Seminário Informação, Big Techs e Democracia na América Latina. Na avaliação de Paulo Rená, ativista da Coalizão de Direitos na Rede, a discussão está adormecida no Congresso Nacional no momento, mas deve voltar ano que vem diante da urgência das eleições. Também devem surgir propostas pouco efetivas, na avaliação de Rená.

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

Moraes considera IA um novo desafio no combate ás fake news

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi