Mercado financeiro eleva projeção de inflação para 2023
A estimativa consta na edição de hoje (26) do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo BC com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o índice subiu 2,7 pontos em dezembro após cair nos últimos dois meses.
O Índice de Confiança do Consumidor, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 2,7 pontos em dezembro após cair nos últimos dois meses. A alta foi influenciada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. Já em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,3 ponto após subir nos últimos cinco meses.
Entre os quesitos que compõem o índice o que mais contribuiu para a alta no mês foi a situação financeira das famílias nos próximos seis meses. O indicador avançou 12,5 pontos, alcançando 105 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2019.
De acordo com Viviane Seda, coordenadora das Sondagens do Instituto Brasileiro de Economia, o resultado representa um aumento do otimismo entre os consumidores, mas que precisa ser visto com cautela.
“Isso significa realmente uma perspectiva mais favorável dos consumidores, mais otimistas em relação à situação financeira da família e situação econômica do país, embora ainda não se reflita em uma melhora na intenção de compras”.
A análise por faixas de renda mostra uma compensação de parte das perdas sofridas nos últimos dois meses entre as classes mais baixas. A avaliação dos consumidores de menor poder aquisitivo sobre a situação financeira das famílias voltou a subir após forte queda no mês passado.
Para as classes de renda mais alta, os consumidores mantêm o índice em patamar mais elevado.
Agência Brasil / Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Sheily Noleto / GT Passos - 26/12/2022 17:15:03. Última edição: 26/12/2022 17:15:03
Tags: Confiança Consumidor FGV
A estimativa consta na edição de hoje (26) do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo BC com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Armazenagem inadequada, publicidade enganosa, ausência de preço e de Certificado do Corpo de Bombeiros foram alguns dos problemas encontrados pelas equipes de fiscalização do Procon Carioca na semana que antecedeu o Natal. Os agentes descartaram 21 quilos e meio de produtos.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.
Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.