Economia

INSS: especialista diz quando é vantajoso fazer revisão de toda a vida

Decisão do STF abre possibilidade de aumento de aposentadorias

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a chamada revisão de toda vida de aposentadorias pagas pelo INSS. A decisão atinge aposentados que entraram na Justiça para pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

As pessoas que passaram a receber o benefício entre novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 e que possuem contribuições anteriores a julho de 1994 devem ser beneficiadas.

Essa decisão concede a uma parte dos aposentados o direito de incluir no cálculo do valor de seu benefício as contribuições pagas ao INSS antes de 1994, início do Plano Real.

O processo é válido apenas para aqueles que se aposentaram depois de 1999, quando uma reforma previdenciária mudou as regras e estabeleceu o recorte de 1994 para o cálculo dos benefícios, como explica Washington Barbosa, especialista em direito previdenciário e mestre em direito das relações sociais e trabalhistas.

De acordo com o STF, o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal. Cabe ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.

E os especialistas, o que acham? Eles consideram que pedir a revisão é uma opção que compensa apenas para quem recebia salários mais altos antes de 1994, o que aumenta o valor da aposentadoria a que o trabalhador tem direito de receber.

Para quem recebia menos, a ação não vale a pena, e a aposentadoria recebida atualmente já é maior do que com a inclusão dos valores mais antigos.

Washington Barbosa lembra que, mesmo com a aprovação pelo STF, a revisão e restituição dos valores não são automáticas. É preciso ingressar com uma ação da Justiça para solicitar a revisão.

Para aqueles que já têm ação aberta, mesmo que aposentados há mais de dez anos, o prazo segue valendo.

Uma vez aprovada a revisão, o INSS deve não só corrigir e aumentar o valor pago mensalmente ao beneficiário, como também pagar o retroativo da diferença de todos os meses passados em que o aposentado recebeu a menos. Neste caso, o valor a ser devolvido volta até o máximo de cinco anos antes à data de abertura da ação.

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela - 04/12/2022 07:41:24. Última edição: 04/12/2022 07:41:24

Tags: Revisão De Toda A Vida INSS Aposentadoria

Leia também:

Itens da Copa e de Natal dividem vitrines do Saara, no Rio de Janeiro

E nesta sexta-feira, antes do último jogo da seleção na fase de grupos, muita gente deu uma passadinha nas lojas da região para garantir um último amuleto.

PIX passa a não ter limite por transação em janeiro

PIX passa a não ter limite por transação em janeiro

A partir de 2 de janeiro, o PIX não terá mais limite por transação. Mas os bancos devem estabelecer limites por período. O diurno, em geral, das 6 horas, até as 20 horas. E o noturno, das 20 horas às 6 horas do dia seguinte. Os clientes poderão solicitar alteração para esse limite. Se for uma redução desse limite, o banco deve atender imediatamente. Mas se for um aumento, a instituição financeira deverá responder em até 48 horas, de acordo com a nova regulamentação anunciada pelo Banco Central.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi