Economia

IPVA fica mais caro neste ano

O valor é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis, representando, em média, 3% do preço.

Início de ano e com ele aquelas despesas extras como impostos, matrículas escolares e uniformes. E a primeira cota do IPVA vence já neste mês de janeiro em muitos estados. A notícia é que o tributo deve ficar mais caro este ano, já que é calculado sobre o valor de mercado dos automóveis, representando, em média, 3% do preço.

O IPVA pode ser pago com a chamada cota única, à vista, garantindo ao proprietário um desconto que varia de acordo com o estado. Outra forma de fazer o pagamento é dividindo o valor. A quantidade de parcelas também é determinada por unidade da federação.

Gelton Coelho, economista, explica que cada família precisa avaliar, de acordo com sua realidade, a melhor maneira de fazer o pagamento. 

Vale lembrar que estão isentos do pagamento do IPVA, aqueles que possuem veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP. Também estão na faixa de isenção, máquinas agrícolas e táxis de motoristas profissionais autônomos, além de proprietários com deficiência comprovada. 

Agência Brasil / Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 04/01/2023 10:50:04. Última edição: 04/01/2023 10:50:04

Tags: IPVS Valor De Marcado Cota

Leia também:

Preços na saída das fábricas caem 0,54%, revela pesquisa

Preços na saída das fábricas caem 0,54%, revela pesquisa

Quinze das 24 atividades industriais pesquisadas tiveram deflação, com destaque para outros químicos (-4,41%) e alimentos (-0,70%). Nove ramos da indústria anotaram alta de preços.

Petrobras recebe indicação de Jean Paul Prates como futuro presidente

Petrobras recebe indicação de Jean Paul Prates como futuro presidente

Prates será indicado para o cargo de presidente e de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Indicação será submetida a processo de governança interna.

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

BNDES vai destinar recursos para agricultura sustentável na Amazônia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai destinar até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para promover a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável na região.

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Petrobrás arremata 29 blocos em regime de concessão em leilão da ANP

Com isso, a empresa petroleira estatal ampliou seu portfólio atual, que atualmente conta com 47 blocos. Nesta quarta-feira, foram arrematados 192 blocos, em leilão do governo federal, com compromissos de investimento mínimos de R$ 2 bilhões.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi