Pesquisa mostra que 71% dos professores estão estressados
Apoio psicológico está no topo das preocupações dos docentes, entre dez medidas relacionadas pelo levantamento entre as prioridades desses profissionais.
Auditores de 32 Tribunais de Contas verificaram problemas nas escolas
Uma fiscalização realizada em mais de 1.000 escolas públicas do país revela que 57% delas não tem condições adequadas para receber os estudantes. Auditores de 32 Tribunais de Contas identificaram problemas como janelas, ventiladores e móveis quebrados.
A fiscalização aconteceu em 1.082 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas em 537 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 24 e 26 deste mês. Foram avaliados aproximadamente 200 itens de infraestrutura.
A Operação Educação, realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, identificou que 31% das escolas visitadas não possuem coleta de esgoto; 89% delas não existe o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, com prazo válido; quase 90% não tem hidrantes. Além disso, mais da metade delas não tem biblioteca, sala de leitura, laboratório ou sala de informática.
Sobre segurança, 57% não têm câmeras; 85% não têm botão de pânico ou equipamento semelhante; e 53% têm algum tipo de fragilidade na entrada da escola.
Segundo a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Fátima Silva, é preciso maior efetividade na aplicação dos recursos.
Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, destaca a próxima etapa, após essa fiscalização.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos negativos do Censo Escolar 2022.
Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Sâmia Mendes / Pedro Lacerda - 28/04/2023 13:55:04. Última edição: 28/04/2023 13:55:04
Tags: Escolas Públicas Tribunais De Contas Fiscalização
Apoio psicológico está no topo das preocupações dos docentes, entre dez medidas relacionadas pelo levantamento entre as prioridades desses profissionais.
Também acaba nesta sexta-feira prazo para justificar ausência, o que deve ser feito na Página do Participante, com login único da plataforma Gov.br.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".