Educação

MEC inicia consulta pública para reestruturar novo ensino médio

Especialistas e entidades pedem revogação do Novo Ensino Médio

Está aberta até o dia 6 de junho a consulta pública para avaliação e reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. 

Com a medida, o Ministério da Educação (MEC) quer abrir o diálogo com a sociedade civil e comunidade escolar, como estudantes, professores e gestores, além de equipes técnicas do sistema de ensino. 

O objetivo é reunir informações para ajudar a pasta a definir de forma mais assertiva as regras para o Novo Ensino Médio. 

A política está suspensa desde o início de abril.  

Segundo o MEC, a pandemia afetou o cronograma de instalação nas escolas. E também faltou um diálogo mais profundo com as partes envolvidas no processo. 

Agora, especialistas e entidades estudantis pedem a revogação do Novo Ensino Médio. 

Por isso, o MEC vai ouvir todos os envolvidos por meio de audiências públicas, oficinas, pesquisas nacionais e seminários, inclusive virtuais. 

As contribuições podem ser feitas pela plataforma Participa+ Brasil e pelos canais do YouTube do MEC e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Os Conselhos de Educação também vão fazer audiências públicas nos estados e no Distrito Federal.  

A programação completa da Consulta Pública do MEC para o Novo Ensino Médio pode ser acessada na página gov.br/mec.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Pedro Lacerda - 25/04/2023 20:25:03. Última edição: 25/04/2023 20:25:03

Tags: Novo Ensino Médio Ministério Da Educação Consulta Pública

Leia também:

Estudantes do ensino técnico desenvolvem app para tradução em Libras

Estudantes do ensino técnico desenvolvem app para tradução em Libras

Com o projeto Me Traduza, aplicativo que converte a Língua Brasileira de Sinais para o português e vice-versa, duas estudantes conquistaram o 2º lugar em competição de empreendedorismo estadual.

Auditores de tribunais de contas inspecionam mais de mil escolas

Dados do Censo Escolar 2022 apontam que pelo menos 12 milhões e 900 mil estudantes da educação básica da rede pública frequentam unidades que apresentam algum problema de infraestrutura.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi