Educação

Professores e alunos são contra militarização de escola no Mato Grosso

Duas audiências públicas já discutiram a transformação de escola estadual em Várzea Grande. Ambas terminaram sem apoio à militarização, mas mesmo assim o projeto continua de pé.

Estudantes e professores enfrentam o governo de Mato Grosso contra uma proposta de tornar militar um colégio de Várzea Grande. Duas audiências públicas já discutiram a transformação da Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros. Ambas terminaram sem apoio à militarização, mas o projeto continua de pé. 

De acordo com a lei do estado, é obrigatório consenso na audiência sobre a transformação para a proposta ter continuidade. 

A Secretaria de Educação de Mato Grosso diz que nas duas audiências houve interrupção e impedimento dos trabalhos. Mas a estudante Clara Rodrigues, que é contra o projeto, diz que a Secretaria abandonou a primeira audiência, em dezembro. Na segunda, no dia 23 deste mês, o resultado não foi respeitado. Para Clara, a mudança vai ser um desmonte na escola.

O comitê mato-grossense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação divulgou nota em apoio aos estudantes da Escola Adalgisa de Barros. 

A Secretaria de Educação de Mato Grosso diz que não se trata de militarização e que só o diretor da unidade é militar. No entanto, entre as atividades obrigatórias previstas na lei estadual estão o estímulo de valores e princípios militares e formaturas e desfiles militares.

Segundo a pasta, uma nova, e terceira, audiência vai ser marcada para ouvir a comunidade sobre o projeto.

Com produção de Michelle Moreira.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi - 01/02/2023 16:00:03. Última edição: 01/02/2023 16:00:03

Tags: Escola Militar Militarização Audiência Pública

Leia também:

MEC divulga cursos de graduação que serão avaliados no Enade

MEC divulga cursos de graduação que serão avaliados no Enade

Inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas, anunciou o MEC.

Mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta no Sisu

Mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta no Sisu

Na primeira edição deste ano, são 226.399 vagas em 128 instituições (federais, estaduais ou municipais), sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Estados e 96,9% dos municípios aderem à Política Nacional Aldir Blanc

Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

MEC busca mais dados sobre educação indígena, quilombola e ribeirinha

Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi