Resultado do Sisu é publicado e prazo de matrícula começa quinta-feira
O resultado da chamada regular da 2a edição do Sisu deste ano está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no endereço: acessounico.mec.gov.br/sisu
Medida foi extinta pelo governo anterior
O Ministério da Educação retomou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, por meio de uma portaria publicada nesta quarta-feira (28), no Diário Oficial da União. A medida retoma uma série de ações de democratização na educação, criadas em 2013, e que haviam sido extintas no governo anterior.
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O programa oferece elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa de excelência, para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, população do campo e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
De acordo com a portaria, o objetivo é promover formação, com oportunidade de novas experiências e competitividade para essa parcela da população, com a concessão de bolsas de estudo no Brasil e no exterior. Com isso, a medida quer ampliar a participação dos grupos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de melhorar a mobilidade internacional.
O programa também busca desenvolver projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação nas áreas de promoção e valorização da igualdade racial, da cultura e línguas indígenas, da acessibilidade e inclusão, das ações afirmativas para minorias, e da difusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
O documento define a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como gestoras do programa. As duas instituições devem desenvolver estratégias e ações específicas para o programa e que sejam além das atividades, já desenvolvidas, de cooperação internacional e de concessão de bolsas no Brasil e no exterior.
Por Fabiola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 28/06/2023 12:05:17. Última edição: 28/06/2023 12:05:17
Tags: MEC Portaria Programa De Igualdade Na Educação Universidade Estudantes Indígenas Quilombolas
O resultado da chamada regular da 2a edição do Sisu deste ano está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior no endereço: acessounico.mec.gov.br/sisu
Hoje, começa o prazo para que candidatos não selecionados na chamada regular externem interesse em participar da lista de espera. Interessados têm até as 23h59 do dia 4 de julho.
Bahia, Paraíba, Goiás e Alagoas já receberam juntos mais de R$ 264 milhões da PNAB. Em 18 estados, nove da Região Nordeste, todos os municípios aderiram à PNAB.
Presidente do Inep, Manuel Palácios, ressalta que a principal fonte de dados sobre os estudantes no país é a ficha de matrícula, mas que "há muitos dados faltantes".