Esportes

Nova Lei Geral do Esporte regulamenta prática esportiva no país

Prestes a ser sancionado, texto determina premiação igual entre homens e mulheres, punição para racismo e homofobia em arenas esportivas, endurece responsabilização de dirigentes esportivos e traz novas regras sobre financiamento.

A nova Lei Geral do Esporte determina premiação igual entre homens e mulheres nas competições e punição para racismo e homofobia nos estádios. A proposta foi aprovada nessa terça-feira (9) no Senado e segue agora para a sanção presidencial.

O financiamento público deve envolver as três esferas de governo, priorizando o esporte educacional. O texto aumenta ainda o limite de dedução do imposto de renda para 4% para as empresas que apoiarem projetos esportivos sociais. Para as pessoas físicas, o limite de dedução é de 7%.

Para receber recursos federais, as organizações esportivas devem ter pelo menos 30% de mulheres nos cargos de direção. E as premiações pagas a homens e mulheres nas competições devem ser iguais.

O diretor da entidade Atletas pelo Brasil, Estevão Lopes, diz que a lei traz diretrizes para o esporte no país e vai facilitar a captação de recursos.

"O principal, a gente não vê nem o esporte de alto rendimento, porque o esporte de alto rendimento é a cereja do bolo. Mas a prática da atividade física, isso é o que preocupa a gente, na verdade. Nós, que somos atletas (...) a gente sabe o quanto a atividade física é importante na vida das pessoas. Se ela vai virar um atleta de alto rendimento ou não, aí é outra história. Mas com a Lei Geral do Esporte, a gente vai conseguir atingir lá nos municípios, nas cidades, onde não está tendo essa prática esportiva".

De acordo com o texto aprovado, as torcidas organizadas que invadirem locais restritos ou praticarem violência e discriminação podem ficar impedidas de ir a eventos esportivos por até cinco anos. A lei prevê ainda multa de até R$ 2 milhões. E o texto endurece também a responsabilização de dirigentes esportivos.  

 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro / Nathália Mendes - 10/05/2023 16:50:05. Última edição: 10/05/2023 16:50:05

Tags: Lei Geral Do Esporte

Leia também:

Basquete: semifinal do NBB será disputada por Franca e Minas

Os jogos das semifinais ocorrem nos dias 12 e 13 deste mês. Essa fase do campeonato é disputada em melhor de três partidas.

MP-GO denuncia 16 investigados por fraudes em jogos de futebol

O grupo teria como objetivo favorecer apostas esportivas. Entre os denunciados está o o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado pelo Santos de forma preventiva.

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Volei: Minas perde na estreia e se complica no Mundial de Clubes

Equipe depende de vitória contra o Eczacibasi (Turquia) na sexta (15) para seguir no torneio. Antes, às 3h desta quinta (14), tem estreia do Praia Clube contra o Sport Center (Vietnã).

São Paulo receberá partida da temporada regular da NFL em 2024/25

A capital paulista derrotou a concorrência de Madri para sediar um jogo da liga de futebol americano dos EUA (NFL) em 2024/25. O duelo será na Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi