Geral

Anderson Torres passa por audiência pública no Distrito Federal

A audiência por videoconferência estava marcada para começar ao meio-dia e meio deste sábado.

O ex-ministro Segurança Pública de Jair Bolsonaro Anderson Torres passa por audiência pública no Batalhão de Aviação Operacional da Polícia Militar no Guará, região administrativa de Brasília. A audiência por videoconferência estava marcada para começar às 12h30 deste sábado.

O magistrado instrutor do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes, Airton Vieira, é o responsável.

Anderson Torres foi preso pela Polícia Federal neste sábado de manhã depois de desembarcar no Aeroporto de Brasília. As investigações seguem em sigilo, segundo a PF.

A pedido da Polícia Federal, a prisão de Anderson Torres foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e validada pelo plenário do STF. Na decisão, Moraes argumentou que existiam fortes indícios de conivência com quem praticou o vandalismo em Brasília, nos prédios dos Poderes.

No domingo, dia 8, apoiadores golpistas de Bolsonaro invadiram e vandalizaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Anderson Torres, que era o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal naquele dia, havia viajado dois dias antes para os Estados Unidos.

Na quinta-feira, a Polícia Federal fez uma operação de busca na casa de Torres. Lá foi encontrada a minuta de um decreto para que o então presidente Jair Bolsonaro mudasse o resultado das últimas eleições. A ideia seria instaurar um estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral.

Nas redes sociais, Anderson Torres, que também é ex-secretário de Segurança Pública do DF, confirmou a existência do documento e disse que o decreto seria “triturado oportunamente” no Ministério da Justiça.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki - 14/01/2023 15:20:05. Última edição: 14/01/2023 15:20:05

Tags: Anderson Torres Audiência Pública

Leia também:

Dino comenta papel do Ministério da Justiça antes de atos terroristas

Dino comenta papel do Ministério da Justiça antes de atos terroristas

No Twitter, Dino citou a Consituição e explicou que, somente a partir do decreto de intervenção federal na segurança do DF, o governo obteve poderes para policiamento na capital.

Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

No acumulado de 21 de setembro do ano passado até este sábado, 21 pessoas morreram em decorrência das chuvas, 2.015 pessoas ficaram desabrigadas e 11.256 desalojadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi