Geral

Câmara aprova MP da restruturação dos ministérios

O plenário da Câmara deu 337 votos a favor e 125 contrários ao texto que fixou em 37 o número de ministérios ou órgãos com status de ministério na Esplanada.

A Câmara dos Deputados aprovou a reestruturação dos ministérios, recriou a Funasa, e Lira alerta que governo precisa consolidar base aliada no parlamento.   

Após um dia intenso de mobilizações e dúvidas a respeito da aprovação ou não da Medida Provisória, o plenário da Câmara deu 337 votos a favor e 125 contrários ao texto que fixou em 37 o número de ministérios ou órgãos com status de ministério na Esplanada.   

Com isso, o Senado tem até a meia-noite para aprovar a MP, que perde a validade nesta quinta-feira (1º). Se não aprovar, a esplanada volta a ter a estrutura do governo Bolsonaro.   

Segundo o presidente da Câmara Arthur Lira, a MP só foi aprovada na casa porque os partidos decidiram dar mais uma chance ao governo.   

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, agradeceu aos votos para aprovação da MP e reconheceu que faltam medidas para consolidar a base aliada na Casa.   

A Câmara manteve o relatório aprovado na Comissão Mista, que alterou substancialmente o texto original da MP, retirando uma série de atribuições dos ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário, que é ligado às políticas voltadas ao pequeno agricultor.    

O ministério do Meio Ambiente, por exemplo, perdeu a Agência Nacional de Águas e o Cadastro Ambiental Rural.  A única mudança aprovada pelo plenário foi a recriação da Funasa, a Fundação Nacional da Saúde, que havia sido extinta por Medida Provisória. O governo acabou apoiando a recriação do órgão a partir de um destaque do Partido Liberal.

Agência Brasil / Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso - 01/06/2023 09:10:09. Última edição: 01/06/2023 09:10:09

Tags: MP Dos Ministérios Câmara Dos Deputados

Leia também:

PF deflagra ação contra fraude e lavagem de dinheiro em Alagoas 

PF deflagra ação contra fraude e lavagem de dinheiro em Alagoas 

Além de Maceió, mandados de busca e apreensão são cumpridos também em Brasília, Gravatá (PE), São Carlos (SP) e Goiânia (GO).

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (1º)

São Luís, no Maranhão, apresenta tempo encoberto com chuvisco. A temperatura mínima é de 24 e a máxima de 30º C. A umidade relativa do ar vai de 55 a 95%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi