Geral

Campanha pede que mulher negra seja indicada ao STF

De acordo com o IBGE, 56% dos brasileiros se identificam como pretos e pardos e quase um terço da população é de mulheres negras, mas em 132 anos de existência, o STF teve apenas três mulheres como ministras, todas elas brancas.

Obras de arte pedindo que uma mulher negra seja indicada ao Supremo Tribunal Federal, o STF, estão espalhadas por ruas de 15 capitais brasileiras. Os cartazes fazem parte da mostra Juízas Negras Pra Ontem e foram produzidas por 24 artistas.

Campanha pede que mulher negra seja indicada ao STF

A vaga a ser ocupada é a da ministra Rosa Weber, atual presidente da corte, que se aposentará em outubro. E a intenção dessa mostra é somar forças às inciativas que já pedem um judiciário mais diverso e justo, e pressionam o governo Lula por essa indicação.

Nas últimas semanas a campanha #PretaMinistra também ganhou espaço e se espalhou pelas redes sociais, pela Times Square, um dos pontos mais famosos de Nova York, e por outdoors na Índia onde o presidente Lula participou da reunião do G-20. Um curta metragem também faz parte da mobilização e traz uma menina negra conversando com a mãe, desapontada por não ter uma referência como ministra.

De acordo com o IBGE, 56% dos brasileiros se identificam como pretos e pardos e quase um terço da população é de mulheres negras, mas em 132 anos de existência, o STF teve  apenas três mulheres como ministras, todas elas brancas.

Agência Brasil / Por Pollyane Marques - Repórter Radioagência Nacional - Brasília / Edição: Beatriz Arcoverde / Alessandra Esteves - 14/09/2023 17:40:04. Última edição: 14/09/2023 17:40:04

Tags: Mulher Negra Stf Vaga Campanha

Leia também:

Marinha lança Navseg, aplicativo para segurança das embarcações

Marinha lança Navseg, aplicativo para segurança das embarcações

O aplicativo é voltado para os condutores das mais de 900 mil embarcações que existem no país e tem o objetivo de aumentar a segurança desse tipo de transporte. Uma das principais funções é o rastreamento mais rápido pela Capitania dos Portos em caso de emergência.

Chuva ainda afeta parte do Rio Grande do Sul nesta quinta

Chuva ainda afeta parte do Rio Grande do Sul nesta quinta

Somados, os eventos de deslizamentos de terra, enchentes, alagamentos, inundações, enxurradas e quedas de árvores impactaram 350 mil pessoas no Rio Grande do Sul. Quase 90 prefeituras já solicitaram ao governo federal decreto de Estado de Calamidade pública.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi