Geral

Campeões de reclamações no Brasil são bancos, internet e aviação

A constatação está no levantamento do Ministério da Justiça. O portal consumidor.gov.br recebe reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas.

Bancos e instituições financeiras; empresas de telefonia, internet e TV; e companhias aéreas. Esses os serviços que mais provocam dor de cabeça aos usuários brasileiros. A constatação está no levantamento do Ministério da Justiça, que levou em conta as reclamações no ano passado.

O portal consumidor.gov.br recebe reclamações de consumidores que tiveram problemas com empresas. Pela internet, é possível que a companhia e o cliente resolvam os conflitos, sem mediação. E quem lidera o ranking de reclamações na plataforma do governo federal é a de telefonia, Oi. Seguida do Grupo Bradesco e da Claro.

O Ministério da Justiça também divulgou a lista das empresas com mais reclamações nos Procons de todo o país. E as três mais denunciadas são do setor de telecomunicações, de novo: a Oi e a Claro. E aparece também a Vivo.

Em 2022, os Procons atenderam mais de 1,6 milhão reclamações. E a plataforma consumidor.gov.br resolveu mais de 1,2 milhão conflitos, 77% do total de reclamações no portal.

Entre os principais problemas que tiram a paz dos clientes estão: cobrança indevida; propaganda enganosa; e produtos danificados ou dificuldade de troca. Apesar de liderarem as denúncias sobre problemas nos serviços ou no atendimento, as companhias de telefonia, pelo menos, tiveram o mais alto índice de resolução dos casos.

Procurada pela nossa equipe, a Claro informou que não vai se manifestar sobre o assunto. A Vivo disse buscar a satisfação dos clientes, na resolução das demandas. Já a Oi afirmou que “qualquer avaliação sobre reclamações deve considerar o total de clientes da região” e que o setor de telecomunicações é o que apresenta o maior índice de solução de demandas.

O Grupo Bradesco não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 16/03/2023 16:35:14. Última edição: 16/03/2023 16:35:14

Tags: Reclamações Consumidores Ranking Bancos Internet

Leia também:

PF desarticula milícia privada no Rio Grande do Sul

PF desarticula milícia privada no Rio Grande do Sul

Vídeos mostram funcionários da empresa de segurança irregular cometendo agressões. Policiais apreenderam armas de fogo, munições e cassetetes. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão.

Em SP, Virada Sustentável 2023 abre edital para projetos

Em SP, Virada Sustentável 2023 abre edital para projetos

Evento será realizado de 16 a 24 de setembro e prevê atividades financiadas e de adesão à programação com temas sobre consumo consciente, energia renovável

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi