Geral

Censo 2022 já entrevistou quase 60 milhões de domicílios no país

O número corresponde a 79% da população estimada.

O Censo 2022 já contou quase 170 milhões de brasileiros em  59.192.875 domicílios, o que corresponde a 79% da população estimada.

O quarto balanço da coleta foi divulgado nesta terça-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e mostra que no Piauí e no Sergipe a primeira fase da coleta já foi finalizada, com mais de 90% da população recenseada.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, admitiu que a contagem não será finalizada até o fim do ano. Mas garantiu que os dados preliminares, que já têm quase 80% da população recenseada, serão entregues pra o TCU, o Tribunal de Contas da União, no próximo dia 26. Ele explicou que as informações são usadas pelo TCU para fazer a distribuição do Fundo de Participação para os municípios.

Azeredo atribuiu o atraso na contagem da população a dificuldade para a contratação de recenseadores e a alta taxa de recusa de moradores de comunidades e de condomínios de faixas mais altas de renda em concordar em receber os recenseadores.

Nesses casos, segundo ele, a orientação é para que os pesquisadores retornem aos locais para novas tentativas. Nos condomínios, inclusive, o síndico é notificado a colaborar e se ainda assim impor dificuldades, o IBGE pode acionar a polícia.

Sobre a finalização do censo, Cimar Azeredo acredita que até o final de janeiro do próximo ano esteja concluída em todos os municípios.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro - 07/12/2022 09:51:49. Última edição: 07/12/2022 09:51:49

Tags: Censo 2022 IBGE

Leia também:

Operação contra pornografia infantil prende 37 pessoas

A operação é resultado da articulação do Ministério da Justiça junto com as polícias civis dos estados e cooperação junto às autoridades dos Estados Unidos.

SP: Cruzamento da Ipiranga com a São João ganha esculturas de bronze

Segundo a prefeitura da capital paulista, o objetivo é “resgatar o local como ponto de visitação e contribuir com a recuperação do centro”.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi