Geral

CNI: preço menor e segurança incentivariam uso de transporte público

Outros fatores são: maior quantidade de linhas e percursos; aumento do conforto e da qualidade dos veículos; e menos tempo dentro do transporte público.

Um preço menor, menos tempo de espera e mais segurança são fatores que fariam as pessoas usarem mais o transporte público no Brasil. As informações foram levantadas por uma pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria. 

De acordo com os dados, o ponto principal é o preço das passagens. Um quarto dos entrevistados desejam redução das tarifas. Além de menos tempo de espera e mais segurança. Outros fatores são: maior quantidade de linhas e percursos; aumento do conforto e da qualidade dos veículos; e menos tempo dentro do transporte público. 

Para 57%, a gestão local da mobilidade urbana é pouco ou nada avançada. E a grande maioria, 9 em cada 10 pessoas, vê a necessidade de mais investimentos.  

O especialista em Infraestrutura da CNI, Ramon Cunha, defendeu a parceria entre os setores público e privado. 

A pesquisa mostra que o ônibus é o principal meio de transporte, utilizado por mais de 60% dos entrevistados. No entanto, o nível de satisfação é muito baixo, a segurança, o conforto e o tempo de espera receberam apenas nota 3 de 10.  

Nós pedimos um posicionamento dos Ministérios das Cidades sobre os resultados da pesquisa; mas até o fechamento desta reportagem não tivemos resposta. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 11/08/2023 12:10:04. Última edição: 11/08/2023 12:10:04

Tags: Transporte Público Mobilidade Urbana CNI

Leia também:

Cultura regulamenta ações afirmativas na Lei Paulo Gustavo 

Cultura regulamenta ações afirmativas na Lei Paulo Gustavo 

Regulamentação traz critérios para cada um dos mecanismos, como a obrigatoriedade, por exemplo, de cotas mínimas de 20% para pessoas pretas ou pardas e de 10% para indígenas

PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro

PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro

Valores obtidos das vendas foram convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados sem utilizar sistema bancário formal, diz corporação.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi