Geral

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres

Elas devem estar em situação de violência ou vulnerabilidade

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou hoje (11), em Brasília, um ato normativo para reservar 5% das vagas de trabalho terceirizado e continuado, de todos os tribunais do país, para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade. 

CNJ reserva 5% das vagas de trabalho no Judiciário para mulheres
© Gil Ferreira/Agência CNJ

Os órgãos do Poder Judiciário terão 90 dias para adaptar os contratos de prestação de serviço, e todos os editais de contratação devem prever a regra daqui em diante. A iniciativa foi denominada Programa Transformação. 

Pelo texto aprovado, deverão ser reservadas, no mínimo, 5% das vagas por parte de tribunais e conselhos nos contratos que possuam, pelo menos, 25 colaboradores para prestação de serviços contínuos em regime de dedicação exclusiva.

Mulheres pretas e pardas

“As vagas serão destinadas prioritariamente a mulheres pretas e pardas, em condição de especial vulnerabilidade econômico-social, egressas do sistema prisional, migrantes e refugiadas, em situação de rua, indígenas, mulheres do campo, assim como para pessoas trans e travestis”, informou o Conselho Nacional de Justiça. 

Segundo o relator do ato normativo, conselheiro Marcio Freitas, a ideia é que os tribunais busquem “parcerias com as secretarias de ações sociais e outras entidades públicas e privadas para obter esses cadastros necessários para fiscalização do cumprimento dessa norma”. 

Ela prevê, ainda, que o CNJ estabeleça indicadores relativos à equidade, diversidade e inclusão relativos a contratos de terceirização de serviços. O texto também obriga expressamente a paridade salarial entre homens e mulheres, bem como prevê a adoção, por todos os tribunais, de práticas de prevenção e de enfrentamento do assédio moral e sexual, entre outras medidas.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Kleber Sampaio - 11/04/2023 15:35:37. Última edição: 11/04/2023 15:35:37

Tags: CNJ Mulheres Vulnerabilidade Trabalho

Leia também:

José Múcio defende aumento do orçamento da Defesa para 2% do PIB 

José Múcio defende aumento do orçamento da Defesa para 2% do PIB 

O ministro da Justiça participou, no Rio de Janeiro, da cerimônia de abertura da Laad Defence & Security 2023, considerada a maior feira do setor de defesa da América Latina.

Força-tarefa combate invasão de área de proteção ambiental no DF

Ao todo, 14 pessoas foram detidas durante a ação na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Descoberto. Operação contou com equipes do ICMBio, da polícias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Pública, entre outros.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi