Geral

Conheça as novas regras para carros usados em aplicativos em São Paulo

Permissão de atividade para carros com mais de 10 anos de uso, necessidade do veículo ser licenciado na cidade onde o motorista mora e obrigatoriedade de inspeção veicular estão entre as mudanças.

A prefeitura de São Paulo publicou um decreto nesta quarta-feira (14) com novas regras para carros usados em aplicativos de transporte. Entre elas, está a permissão de que carros com até 10 anos de fabricação podem exercer a atividade; pela regra anterior, eram carros com até 5 anos de uso.

O decreto também determina que os carros utilizados sejam licenciados na cidade onde o motorista mora, ou caso seja carro de empresa, que esteja licenciado na capital paulista.

Outra novidade é o estabelecimento de uma inspeção veicular com regras e parâmetros a serem definidos pelo Comitê Municipal de Uso Viário, ligado à secretaria municipal de Transportes.

Mas essa última medida é polêmica, pois o presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo do Estado de São Paulo, Leandro da Cruz Medeiros, vê como prejudicial aos trabalhadores e promete entrar com recurso na justiça para derrubá-la.

O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativo, Eduardo Lima, destacou que a manutenção das ruas na capital paulista, que é atribuição da prefeitura, tem sido ruim, o que também prejudica a situação dos carros.

A assessoria da Uber enviou nota elogiando a decisão de aumentar a idade permitida da frota, mas criticou a obrigatoriedade da inspeção veicular que, de acordo com lei federal, não é exigida.

A empresa também criticou o trecho do decreto que determina o licenciamento de veículos na cidade de residência do motorista ou na capital, em caso de pessoa jurídica, afirmando que é um retrocesso e restringe a mobilidade em regiões onde há aglomeração de cidades, como é o caso da região metropolitana de São Paulo.

Em nota a prefeitura afirmou que as medidas tem como objetivo aumentar a segurança do serviço e proporcionar um maior controle sobre as condições da frota de veículos de aplicativo na cidade e que essas alterações ainda dependem de regulamentação do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV).

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi - 14/12/2022 20:20:47. Última edição: 14/12/2022 20:20:47

Tags: Motorista De Aplicativo Uber 99pop Carros Licenciamento Frota Regras

Leia também:

Governo do RJ quer retirar navios abandonados da Baía de Guanabara

Estado estuda a viabilidade da regulamentação do descomissionamento destes navios, atividade que inclui a remoção das estruturas e destinação adequada de materiais, resíduos e recuperação de áreas.

No Rio, cinco feridos em queda de helicóptero continuam internados

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, o helicóptero caiu na manhã desta quarta-feira na Avenida das Américas, próximo ao número 13.750.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi